• Carregando...

Clayton M. Christensen, professor da Harvard Business School e especialista em inovação, afirma em seu mais recente livro (Como Avaliar Sua Vida? Em Busca do Sucesso Pessoal e Profissional) que nada menos que 93% das empresas que alcançaram sucesso no mundo dos negócios tiveram de abandonar sua primeira estratégia porque o plano original se mostrou inviável.

Isso significa que um empreendedor de sucesso precisa ser flexível e humilde. Flexível para mudar seu plano de ação face às respostas do mercado. Humilde para saber lidar bem com as provações e mudanças do caminho. A jornada do empreendedor envolve também um bocado de método para estudar e se preparar, bem como disciplina para montar um bom business plan, além de desprendimento, o que significa saber aceitar críticas e sugestões.

Como embaixador de uma ideia ou projeto, cabe a ele toda e qualquer chance de sucesso na visão, comunicação e ação. Visão para identificar uma oportunidade, comunicação para vender o tempo todo e ação para fazer as coisas acontecerem, com recursos esparsos e tempo escasso. Ou seja, multidisciplinaridade tanto de comportamentos como de habilidades.

O herói empreendedor deve, também, saber se relacionar. Networking, no mundo atual dos negócios, é fundamental, e ainda mais importante para quem quer construir um projeto de sucesso. E lembrar de sua intenção original. A intenção de construir algo relevante, que gere satisfação, que tenha significado, que traga retorno e que possa, na medida do possível, ser divertido, leve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]