• Carregando...

Nos dois primeiros meses de 2009, o emprego em Curitiba aumentou 0,86% no setor de serviços. Foram abertos 2.666 postos de trabalho no período, informou a secretaria municipal de trabalho e emprego, nesta terça-feira (31), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Somente em fevereiro, as empresas do ramo de serviços instaladas no município geraram 1.804 vagas (variação de 0,58%). Com este saldo, Curitiba chegou a 312.896 trabalhadores com carteira assinada nos serviços. No Estado, foram criadas 5.810 vagas em fevereiro (variação de 0,77%) e na região metropolitana de Curitiba foram criadas 2.222 vagas (variação de 0,57%). Nas demais capitais da região Sul, houve redução do emprego nos serviços em Florianópolis (-0,59%), e um ligeiro aumento de 0,10% em Porto Alegre.

Os subsetores que tiveram melhores resultados foram os serviços de educação (849 vagas), atividades associativas (352 vagas) e alojamento e alimentação, cujo saldo de empregos foi de 186 vagas.

Nos dois primeiros meses do ano, os maiores saldos do emprego concentraram-se nos serviços prestados principalmente às empresas, com 846 novas vagas, e de educação, com 684 novas vagas. Merece destaque o subsetor de pesquisa e desenvolvimento, que obteve a segunda maior variação do emprego (4,89%) e um saldo de 39 vagas, ficando atrás de organismos internacionais (5% de variação, mas somente uma vaga de saldo).

A variação do emprego nos serviços em Curitiba foi a sexta maior entre as capitais. Em termos do saldo, Curitiba apresentou o quarto saldo mais positivo.

O setor de serviços emprega aproximadamente 312,8 mil trabalhadores em Curitiba, sendo responsável por 51,87% do total do emprego nas atividades econômicas do município. Curitiba apresenta a quinta posição no emprego de serviços entre as capitais que possuem mais de um milhão de habitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]