Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Empresa faz nova proposta e terceirizados da GVT encerram greve

Decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira e, segundo o sindicato da categoria, todos os grevistas já retornaram ao trabalho. Operadora diz que atividades não chegaram a ser afetadas

A greve dos funcionários terceirizados da operadora GVT, iniciada na terça (4), foi encerrada nesta quinta-feira (6). Embora reivindicassem aumento de 8%, os 320 trabalhadores da CCO Telecomunicações que estavam de braços cruzados decidiram, nesta manhã, aceitar uma proposta de reajuste salarial de 4% feita pela empresa. Até o fim da manhã, todos os profissionais já haviam retornado ao trabalho, segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Instalações Telefônicas do Estado do Paraná (Sintiitel).

Os funcionários que estavam com as atividades paralisadas são responsáveis pela manutenção e instalação de telefones e do serviço de internet da GVT. De acordo com o Sintiitel, aproximadamente 70% dos profissionais lotados em Curitiba haviam aderido à greve. Os trabalhadores reivindicavam a reposição da inflação no último ano (aproximadamente 5%), mais 3% de aumento real nos salários, além de outros itens, como a melhoria nas condições de trabalho.

Ao fim das negociações, a empresa ofereceu 4% de aumento nos salários, 12% nos vale-refeições, além de um reajuste de 3% no valor do aluguel dos carros, que é pago por dia aos trabalhadores que utilizam seus veículos particulares em serviço. "Não foi a proposta ideal, mas houve uma melhora, e os funcionários acabaram aceitando", conta Joílson Graminho, secretário de assuntos sindicais do Sintiitel. A proposta anterior da empresa havia sido de 2,8% de aumento.

A CCO Telecomunicações presta serviços em todo o Paraná, mas a greve atingiu apenas os trabalhadores de Curitiba. Cerca de 500 funcionários da terceirizada trabalham na capital.

A GVT, por meio de nota oficial, disse ter a garantia da prestadora de serviço de que o andamento das atividades sob sua responsabilidade não foi afetado pela paralisação. Segundo a empresa, a manutenção de linhas telefônicas e banda larga em Curitiba, e em outras 28 cidades do estado, é feita por 10 empreiteiras contratadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.