• Carregando...

Uma das mais expressivas indústrias de componentes iniciou sua atuação em Taiwan motivada pela infra-estrutura oferecida. A Via Technologies, principal fornecedor mundial de chipsets de baixo consumo de energia, que estão tornando possível a nova mania mundial dos subnotebooks (ou netbooks), foi fundada na cidade americana de Fremont, na Califórnia, no fim dos anos 1980. Segundo Gaynor de Wit, gerente internacional de marketing da Via, desde a fundação a indústria mantinha parcerias de produção com pequenas empresas taiwanesas. "Em 1992 a sede foi transferida para Taipei. Essa decisão foi determinante para estabelecer parcerias mais estreitas com a importante e crescente indústria transformadora, tanto de Taiwan quanto da China."

Wit explica que a maioria das empresas da área de tecnologia instaladas em Taiwan são pequenas e médias, reconhecidas pelo potencial de inovação. "Na área de tecnologia Taiwan tem uma das mais elevadas taxas de registro de patentes no mundo. A economia é baseada na inovação, por isso Taiwan consegue se inserir no mundo globalizado." De acordo com a Organização Mundial de Propriedade Intectual (OMPI), no ano passado Taiwan ocupou o quarto lugar entre os países que mais registraram patentes.

Segundo dados do EECT o potencial de inovação vem do investimento das empresas, em sua maioria as instaladas nos parques industriais, em pesquisa e desenvolvimento. Um levantamento feito em 2005 mostrou que as empresas instaladas no Parque de Hsinchu investiram cerca de US$ 1,5 milhão – o que representa 5% da renda anual – na área de pesquisa. "Só as fábricas deste ramo instaladas no parque empregam mais de 10 mil pessoas na área de pesquisa e desenvolvimento. Este número representa 11% do total de funcionários", afirma Shyu Guang Pu.

Além do potencial de inovação na ilha, o executivo da Via e o representante de Taiwan no Brasil ressaltam o fato de a força econômica ter sido impulsionada pela exportação. "Taiwan exporta tecnologia praticamente para todos os países do mundo. É isso que faz com que a economia de Taiwan seja forte", explica o diretor do EECT. E mesmo com as diferenças políticas entre Taiwan e China, a vizinha é o principal destino das exportações de produtos da indústria de tecnologia, absorvendo 32,3% do volume de exportações. O segundo mercado é o norte-americano, que representa 12,8%, seguido de Hong Kong e Japão com 8,8% e 6,4%, respectivamente.

O executivo da Via argumenta que é estratégico estar em Taiwan para poder trabalhar em conjunto com empresas internacionais. E reforça a importância da posição geográfica da ilha. "Taiwan está em posição privilegiada para desempenhar um papel chave na futura integração da região da Ásia-Pacífico", resume Wit.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]