• Carregando...

O Consórcio Azoto Paraná (Conapar) será lançado na segunda-feira (20), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.

O objetivo do projeto é construir uma fábrica de ureia no Paraná, com capacidade de produção de 300 mil toneladas do produto por ano. O investimento estimado é de US$ 300 milhões. A perspectiva é de gerar aproximadamente 300 empregos diretos e tornar o estado autossuficiente nesta importante matéria-prima para o setor do agronegócio.

Integram o Conapar, a Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro) e as empresas do ramo de fertilizantes Unisoft S.A, Macrofértil e Península.

A ureia é um dos componentes dos fertilizantes e é representada pela letra "N" (Nitrogênio) nas fórmulas NPK, muito utilizada na agricultura. Atualmente existe apenas uma fábrica no Paraná, que produz menos de 400 mil toneladas do produto anualmente.

A demanda de ureia no estado gira em torno de 900 a mil toneladas ao ano.

O consórcio terá prazo de um ano para concluir os estudos sobre a viabilidade econômica do empreendimento e fazer as adequações necessárias. O projeto é da empresa de engenharia chinesa Chengda, gigante na área de plantas químicas e plataformas de petróleo no mundo todo. A tecnologia é de outra empresa chinesa, a Sichuan, maior fabricante de ureia e de produtos agroquímicos na China.

Os representantes dessas empresas estiveram no Paraná no ano passado, quando iniciaram as discussões relacionadas à implementação do projeto, que deverá ser desenvolvido em parceria com entidades governamentais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]