Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
estacionamento

Entra em vigor lei que responsabiliza estacionamentos de Curitiba por danos

Nova regra adapta legislação municipal ao que já era previsto no Código de Defesa do Consumidor e faz com que prefeitura possa até cassar alvará de quem não cumprir a regra, conforme o autor do projeto

Entrou em vigor na última segunda-feira (29) a lei que obriga estacionamentos particulares de Curitiba a se responsabilizar por furtos, danos e acidentes ocorridos nos veículos dos clientes. Sancionada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) e publicada no Diário Oficial, a regra adequa a legislação municipal ao Código de Defesa do Consumidor (lei federal), que já previa a obrigação.

O texto altera a lei municipal que regularizou o funcionamento dos estabelecimentos, sancionada em 1990. O texto antigo facultava aos donos responsabilizar-se ou não por danos causados aos clientes.

O Código de Defesa do Consumidor, que também entrou em vigor no ano de 1990, já previa, desde então, que é obrigação do fornecedor de serviços a reparação de danos ao cliente, independentemente da existência de culpa. O que muda com a lei municipal, na prática, é que os estabelecimentos não podem mais afixar placas com a informação de que "não nos responsabilizamos por danos nos veículos", ou similares.

Além disso, a Prefeitura de Curitiba poderá rejeitar - ou até cassar - o alvará de quem não cumprir a nova regra, na avaliação do proponente, vereador Colpani (PSB).

Londrina

A capital segue a tendência de Londrina, no Norte do Paraná, onde uma lei similar foi promulgada em 27 de julho deste ano. O mesmo argumento, de adequar a cidade à legislação nacional, foi usado na cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.