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Na sexta-feira, fontes do mercado já sinalizavam que os bloqueios na BR-163 começavam a afetar os negócios com a soja de Mato Grosso.

Grandes tradings, que realizam o processamento e a exportação da soja, têm oferecido preços menores pela soja no mercado à vista, tentando precaver-se de possíveis despesas com multas por atraso no embarque de navios.

Enquanto isso, produtores, em geral capitalizados pelas boas safras dos últimos anos, pedem valores maiores pelo produto, esfriando o fechamento de negócios.

Os bloqueios em rodovias de Mato Grosso estão sendo organizados por caminhoneiros e donos de transportadoras que reclamam dos baixos preços de frete praticados atualmente e dos altos custos de operação --pela distância em relação aos principais polos de refino, o diesel é ainda mais caro em Mato Grosso do que em outras áreas do país.

Os manifestantes pedem ações do governo do estado para reduzir impostos sobre o diesel e balizar os preços pagos pelo transporte.

A Petrobras elevou ao final do ano passado os preços do diesel na refinaria, e posteriormente o governo federal voltou a implementar alguns tributos incidentes sobre os combustíveis, como a Cide, com impacto no valor da bomba.

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