• Carregando...

A Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) e outros reguladores europeus proibiram nesta segunda-feira (23) operações a descoberto durante três meses para controlar a volatilidade do mercado financeiro.

A decisão de limitar as operações foi anunciada em outra jornada de fortes perdas na Bolsa. O índice espanhol Ibex 35 chegou a cair 5,5% e a dívida espanhola alcançou novamente recorde histórico.

As operações de venda a descoberto consistem em pegar emprestado ações de outros investidores para vendê-las ao mercado com a expectativa de perda de valor. Com a redução do valor, os operadores recompram as ações para devolvê-las aos proprietários iniciais, que cobram juros pelo empréstimo. Esse tipo de estratégia é realizada, principalmente, pelos fundos de alto risco ou hedge funds.

Com a medida, o supervisor da Bolsa cumpre as exigências do setor financeiros espanhol que há meses vinha exigindo o corte dessa operação, que permite ganhar dinheiro especulando com a queda dos mercados.

Não é a primeira vez que a CNMV decide proibir de forma coordenada com outros reguladores as operações a descoberto. Em agosto de 2011, cinco reguladores europeus (Espanha, Itália, França, Grécia e Bélgica) decidiram vetar a movimentação da Bolsa europeia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]