• Carregando...

O grupo espanhol Gamesa, líder mundial em fabricação de turbinas eóliocas, anunciou nesta terça-feira a assinatura de dois contratos no Brasil para fornecimento de 214 megawatts de energia. Desse total, 166 MW serão fornecidos para a Companhia de Energias Renováveis (CER) e os 48 MW restantes vão para a Eletrosul (subsidiária da Eletrobras). Em comunicado divulgado, a Gamesa considera o Brasil com um dos mercados de maior potencial de energia eólica.

O valor dos contratos não foi divulgado. Segundo a empresa, para a CER serão fornecidos 83 turbinas eólicas modelo G97-2.0. A Gamesa ficará responsável pelo transporte e pelas obras civis nos parques eólicos de Assuruá I, Assuruá VI, Capoeiras I, Capoeiras II, Curral de Pedras III e Curral de Pedras IV, localizados no complexo eólico Xique-Xique II, na Bahia. Este é o segundo contrato assinado com a CER. O contrato anterior prevê o fornecimento de outros 68 MW.

Já com a Eletrosul, o acordo prevê o fornecimento, transporte e instalação de 24 turbinas modelo G114-2.0 nos parques eólicos Coxilha Seca, Capão do Inglês e Galpões, no complexo eólico Cerro Chato, localizado em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Essa tipo de turbina obtém mais energia com menor custo e ventos mais fracos. A instalação deve acontecer este ano e o parque será finalizado em 2015. Este é o primeiro contrato fechado diretamente com a Eletrosul.

Com estes novos acordos, a Gamesa, desde o início de suas operações no Brasil, já fechou pedidos para fornecimento de 1.968 MW, que a coloca como um dos principais fabricantes do país. De acordo com a Gamesa, o Brasil é um dos mercados prioritários da empresa no curto e médio prazo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]