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Curitiba – A capital paranaense precisa conciliar os conceitos de turismo de lazer e de negócios se quiser atrair mais visitantes. Essa é a principal recomendação do espanhol Josep Chias, autor de alguns dos mais famosos projetos de valorização turística do mundo. Entre seus trabalhos está o plano de revitalização de imagem que, na década passada, multiplicou por quatro o número pessoas que visitam Barcelona, sua cidade natal e hoje o destino mais procurado do mundo fora do circuito das capitais de países.

Criador do "Sol de Miró", ícone que a Espanha usa para promover sua imagem turística e comercial, Chias é um renomado especialista em marketing de turismo que já desenvolveu planos para cidades como Rio de Janeiro, Buenos Aires e Nanjin, na China. Dono da Chias Marketing, empresa que tem escritórios em Barcelona, São Paulo e Buenos Aires, o espanhol foi contratado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) no ano passado para dirigir os planos Aquarela do Brasil e Cores do Brasil, que visam à expansão do turismo internacional e nacional no Brasil, respectivamente.

Para Chias, o Paraná deveria aproveitar sua maior atração turística, a cidade de Foz do Iguaçu, para incentivar os turistas a conhecer o restante do estado. "Quando se tem um grande ícone, não se pode brigar com ele. O estado todo poderia ser trabalhado como um complemento de Foz", explica. O espanhol revela que foi sondado para desenvolver um planejamento estratégico de marketing turístico para Curitiba, mas ressalta que ainda não há nada acertado. "Aprendi na América Latina e também no Brasil que, quando você vê o contrato assinado, aí então começa a trabalhar", brinca.

Palestra

Chias esteve em Curitiba na última terça-feira, quando ministrou a palestra "Um novo paradigma para o desenvolvimento econômico e turístico de Curitiba". A vinda do consultor para a cidade foi resultado de uma iniciativa conjunta entre a prefeitura municipal, o Estação Embratel Convention Center e a Associação Comercial do Paraná (ACP), que coordena o projeto "Mais Curitiba", do qual a palestra fez parte.

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