• Carregando...

Seis meses atrás, o estudante de Administração de Empresas Jader Vinícius Sauvas, 22 anos, procurou o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) para fazer um cadastro e disputar as vagas de estágio ofertadas na instituição. Duas semanas depois, começou a trabalhar na GVT. Ficou cinco meses como estagiário e só saiu do programa, há um mês, porque foi contratado na seleção interna de talentos da empresa de telefonia. "Para o estudante, o mecanismo de estágio ajuda quem não pode assumir um certo cargo porque não concluiu o curso. Para a empresa, é um teste, uma oportunidade de formar novos profissionais e contratar quem ela já conhece e tem relacionamento."

Sauvas é um dos mais de 110 mil jovens atualmente cadastrados no CIEE-PR. Há 40 anos, completados ontem, a entidade faz a intermediação entre empresas, escolas e candidatos a estagiários no Paraná. Criada por um grupo de 72 pessoas, – que incluía educadores, empresários e ex-governadores –, a instituição tinha o objetivo de oferecer experiência aos estudantes, para que entrassem mais preparados no mercado de trabalhou. Preencheu 47 vagas de estágio no primeiro ano e hoje mantém uma média mensal de 35 mil estágios, em 7 mil empresas do estado.

Atualmente, 250 pessoas trabalham nos 34 escritórios regionais e 16 postos avançados e de atendimento (localizados em universidades) que o CIEE-PR mantém no estado. Além de intermediar a contratação de estagiários, a entidade oferece cursos gratuitos para estudantes de ensino médio.

"O estágio é a grande alavanca para o emprego. Nosso desafio é encontrar um número maior de empresas privadas que ofereçam estágio. Hoje, apenas um terço dos estudantes que nos procura está fazendo o estágio", diz o presidente do CIEE-PR, Luiz Sunyé. A ampliação de vagas no setor privado, segundo Sunyé, é importante para que mais histórias como a de Sauvas se repitam. "Praticamente metade dos estudantes que fazem estágio acabam empregados pelas empresas. No serviço público, que tem várias parcerias conosco, isso não é possível, porque é necessário concurso", lembra o presidente do Centro.

Para fazer estágio, é preciso estar regularmente matriculado no ensino médio ou superior e ter mais de 16 anos. Os contratos de estágio não podem passar de dois anos. Todos os estagiários recebem bolsa-auxílio, de valores variados. Os estudantes não pagam nada para se cadastrar. As empresas pagam uma contribuição institucional ao CIEE a cada estudante encaminhado para estágio. É esse dinheiro que sustenta a instituição.

b>Serviço: Mais informações sobre o CIEE-PR no www.cieepr.org.br ou pelo telefone (41) 3313-4300.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]