• Carregando...

Os mais econômicos

Dos 319 carros modelo 2015 testados pelo Inmetro, o que tem a relação mais favorável ao álcool na cidade é o Hyundai i30 1.6 16V – nele, o combustível de cana rende 73% da gasolina. Na estrada, o mais bem colocado foi o Kia New Soul 1.6 16V, com 75%. Em termos absolutos, o carro com o menor consumo de etanol na cidade é o Renault Clio 1.0 16V, que roda 9,5 quilômetros com um litro do combustível. Na estrada, o que mais rende é o Ford Ka 1.0 12V, com 11,3 quilômetros por litro.

Como funciona

Os testes do Inmetro são feitos em laboratório, com veículos cedidos pelas montadoras. Na tentativa de simular situações reais de uso, o instituto usa um fator de ajuste que "embute" no resultado final aspectos como qualidade do combustível, estado dos pneus, uso de ar-condicionado, conservação das vias e diferentes maneiras de dirigir. Segundo o Inmetro, com esse ajuste, os resultados do levantamento se assemelham ao consumo médio obtido por 80% dos motoristas.

O etanol rende mais nos novos automóveis flex que nos veículos lançados em anos anteriores. É o que revelam os testes da sétima edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), do Inmetro, divulgada em janeiro.

A avaliação de 319 carros bicombustíveis de 15 marcas indica que, nos veículos modelo 2015 à venda no país, o derivado da cana alcança em média 68,7% do rendimento da gasolina no trânsito urbano e 69,3% na estrada. Esses são os índices mais altos já alcançados no programa, que teve início em 2009 e todos os anos faz testes com veículos fornecidos pelas montadoras. Na edição anterior do PBE Veicular, com carros modelo 2014, a relação média era de 68,1% na cidade e 68,7% na rodovia.

Os testes foram feitos com a gasolina comum disponível atualmente nos postos de combustíveis, que leva 25% de álcool. Se a mistura subir a 27%, o que pode ocorrer em breve, o rendimento do derivado do petróleo pode baixar um pouco.

Vantagem

A comparação entre a eficiência energética dos combustíveis é parâmetro para decidir qual é o mais vantajoso conforme os preços do momento. Num carro em que o álcool rende o equivalente a 67% da gasolina, por exemplo, vai compensar abastecer com ele sempre que seu custo na bomba ficar abaixo de 67% do preço do derivado do petróleo.

Na maioria dos veículos, o etanol não alcança 70% do rendimento da gasolina, mas a cada ano cresce o número de modelos que atinge ou ultrapassa essa marca. Nos testes do PBE Veicular do ano passado, em apenas 17% dos carros avaliados o etanol rendia 70% ou mais rodando na cidade, e 33% alcançavam esse rendimento na estrada. Em 2015, 31% dos automóveis já alcançam ou superam a marca de 70% no trânsito urbano e 39%, na rodovia.

Aplicativo

Para facilitar o cálculo do motorista, a Gazeta do Povo tem um aplicativo que permite descobrir qual combustível é o mais vantajoso para cada modelo, conforme os preços em vigor. O app tem dados de todos os veículos flex testados pelo Inmetro desde 2009.

Baixe a ferramenta "Álcool ou Gasolina" em seu celular (disponível para Android e iOS) ou acesse pelo site multimidia.gazetadopovo.com.br/calculo-de-combustivel.

Faça o download do aplicativo

Android (Google Play)

iOS (App Store)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]