• Carregando...
Daniel Couri, ex-consultor de Orçamentos do Senado, Daniel Couri atua na Instituição Fiscal Independente (IFI).
Daniel Couri, ex-consultor de Orçamentos do Senado, Daniel Couri atua na Instituição Fiscal Independente (IFI).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O economista Daniel Couri, ex-secretário adjunto do Ministério do Planejamento, da Simone Tebet, criticou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre discutir um novo limite de despesa nesta sexta-feira (8). Atualmente, ele é diretor de programa na Secretaria Executiva do ministério do Planejamento.

Pela rede X, antigo Twitter, Couri compartilhou uma matéria do jornal O Globo que informa a intenção do governo Lula de discutir com o Congresso Nacional um novo limite de gastos, em um cenário de aumento das receitas. O mandatário disse que a eventual mudança pode ser cogitada pois a “arrecadação está aumentando além daquilo que muita gente esperava”.

"Puro sofisma. E não é como se estivéssemos numa situação fiscal confortável. Sinalização muito ruim", disse Couri sobre a possibilidade apontada por Lula.

Desde o ano passado, o presidente Lula vem defendendo a expansão dos gastos e investimento, o que pode impactar na responsabilidade fiscal do governo, enquanto a equipe econômica tem buscado zerar o déficit nas contas públicas neste ano.

Segundo a Receita Federal, a arrecadação avançou 6,7% e alcançou R$ 280 bilhões, em janeiro deste ano. O resultado foi a maior arrecadação mensal registrada em toda a série histórica, iniciada em 1995.

O arcabouço fiscal, aprovado no ano passado, limitou a alta de gastos a 70% do aumento real da receita. Além disso, a nova norma determina que, para evitar o engessamento das despesas, todo ano ela crescerá, no mínimo, 0,6% e, no máximo, 2,5%, com base na variação real da receita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]