Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Serviço

Exclusividade de credenciadoras de cartão de crédito está perto do fim

Concentração dos credenciadores no mercado de cartão de crédito impede negociações entre os lojistas e as bandeiras de cartão

A principal dificuldade dos lojistas em trabalhar com cartão de crédito parece estar com os dias contatos. Isso porque o mercado de credenciamento de lojas dominado hoje pelo duopólio Visanet e Redecard começa a sinalizar mudanças. Este ano a credenciadora Redecard deixou de ter contrato exclusivo com a bandeira Mastercard. Já a Visanet prevê a finalização do seu contrato de exclusividade com a bandeira Visa em junho de 2010. Essas novidades mudarão totalmente o mercado de cartões de crédito no Brasil. Os maiores beneficiados dessas movimentações serão os empresários de micro e pequenas empresas, já que irá gerar concorrência de preços entre as credenciadoras.

O fim da exclusividade das principais credenciadoras do País foi discutido nesta quinta-feira (8) na audiência pública de duas comissões na Câmara dos Deputados: de Finanças e Tributação, e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio na Câmara. O encontro foi um marco para o setor de cartões, segundo avaliação do técnico da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae André Dantas. "Essa é a primeira vez que publicamente representantes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Banco Central e credenciadoras de cartões demonstraram disposição para debater a atuação do setor no Brasil", disse.

Ainda de acordo com André Dantas, essa discussão não poderia acontecer em melhor momento. "Estamos iniciando agora um ciclo turístico, com a realização da Copa das Confederações, em 2013; da Copa do Mundo, em 2014; e dos Jogos Olímpicos, em 2016. O Brasil precisa estar preparado para atender o grande número de turista que virão para cá. Quanto mais as micro e pequenas empresas dos setores de turismo, artesanato, gastronomia estiverem inseridas no mercado de cartões de crédito, melhor será para todos", defendeu.

Para o chefe do Departamento de Operações Bancárias e do Sistema de Pagamentos do Banco Central, José Antônio Marciano, a concentração dos credenciadores no mercado de cartão de crédito impede negociações entre os lojistas e as bandeiras de cartão. Uma eventual regulamentação sobre esse assunto, destacou Marciano, não iria afetar o funcionamento da indústria de cartão no País. "Queremos melhorar sua eficiência, essa indústria vai continuar forte e as medidas que venham a ser tomadas vão preservar seu funcionamento", afirmou.

Estudo do Banco Central sobre o mercado de cartões de crédito no Brasil demonstra que a concentração desse segmento, seja em relação às bandeiras; às credenciadoras e aos emissores de cartão, prejudica em termos de custos e de acesso por parte dos lojistas e consumidores, resultado da baixa concorrência. Atualmente, os cartões Visa e Mastercard, juntamente com suas credenciadoras Visanet e Redecard, respectivamente, representam 91% dos 66,6 milhões de cartões dnas funções de crédito e débito ativos no Brasil.

Hoje, o empresário precisa ter em seu estabelecimento comercial um POS, ‘maquininha’ para cada bandeira de cartão, que são alugadas pelas credenciadoras. Ou seja, para que o empresário disponibilize Visa e Mastecard é preciso que ele tenha uma máquina específica para cada uma dessas bandeiras. Isso gera alto custo operacional para o empresário. Incluem-se nesse custo: o aluguel das máquinas, as tarifas telefônicas e o percentual cobrado sobre o valor da transação. Com o fim da exclusividade das credenciadoras, o empresário poderá oferecer em sua loja várias bandeiras de cartão com apenas um POS, o que se traduzirá em diminuição de custos.

O diretor de comunicação da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Marcelo de Araújo Noronha, apresentou dados que demonstram o crescimento do sistema na economia brasileira. Segundo ele, em agosto passado, o estoque de transações efetuadas foi de R$ 81,5 bilhões, nas operações com e sem juros (69% são referentes às operações sem juros). Em 2008, o valor das transações com cartões de crédito somou R$ 375,4 bilhões.

O cartão tem uma série de vantagens. Ele permite, por exemplo, que as empresas trabalhem com fluxos de caixa mais regulares, eliminando o uso de boletos bancários, o que reduz custos administrativos. Essa e outras facilidades significam, sem dúvida, um fator de incentivo ao crescimento dos pequenos negócios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.