• Carregando...
A imagem feita pelo Sindipetro mostra como ficou a Repar depois do incidente | Divulgação/Sindipetro
A imagem feita pelo Sindipetro mostra como ficou a Repar depois do incidente| Foto: Divulgação/Sindipetro

***ATENÇÃO: esta matéria é de 2013***

Uma explosão na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária, região metropolitana de Curitiba, ocorreu na noite desta quinta-feira (28) após o rompimento de uma tubulação de óleo. A informação é do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro-PR-SC), que tem uma equipe dentro da planta em acompanhamento ao trabalho de resfriamento da unidade. A entidade diz que uma parte da Unidade de Destilação U2100, onde o óleo cru passa pelo primeiro refino, ficou destruída após o acidente e está completamente parada.

O fogo foi controlado pela própria brigada de incêndio da refinaria, por volta das meia-noite. Segundo o sindicato, o calor do fogo causou danos estruturais e entortou vigas de sustentação de equipamentos e dutos. Óleo teria vazado para a rede de canos de águas pluviais, chegando à Unidade de Tratamento de Descartes Industrais (UTDI). A situação já estaria sob controle.

O diretor do Sindipetro, Anselmo Ruoso Júnior, disse que ninguém ficou ferido no acidente. Na hora em que a explosão ocorreu, por volta das 22h30, os trabalhadores do setor estavam na sala de controle. "Por sorte não teve nenhuma fatalidade. A unidade está bastante destruída e é a primeira unidade. Outros setores do processo já estão parando e outros já baixaram a carga." A carga a que Júnior se refere é a quantidade de produto em reserva nos setores para a continuidade do refino.

Segundo Júnior, técnicos da Petrobras - que analisam a situação dentro da refinaria - disseram que vai levar alguns dias para restabelecer o funcionamento da parte danificada. "A unidade está sendo resfriada e não deu para ter uma análise mais aguçada. Mas é claro que, com o setor parado, os derivados de petróleo que estava saindo vão sair em menor quantidade."

Impacto ambiental

De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o impacto do acidente foi grande, mas não há como saber sua intensidade imediatamente. O IAP pediu um relatório de impacto à Repar, no qual devem constar informações como o volume de solo contaminado removido pela refinaria e sua destinação. O documento deve ser enviado dentro de 20 dias.

Segundo o IAP, o Rio Barigui não foi contaminado, mas a Repar deve monitorar a qualidade da água pelos próximos dias.

Petrobras

De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, o que aconteceu na Repar foi um princípio de incêndio na Unidade de Destilação do local. O fogo foi controlado rapidamente e não houve feridos ou danos ambientais. As causas serão apuradas e, enquanto isso, a unidade foi paralisada para passar por avaliação técnica. A Petrobras informa que o abastecimento ao mercado não será afetado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]