• Carregando...

Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Fazenda têm pronto um estudo que propõe taxar com imposto de exportação as vendas brasileiras de minério de ferro.

Segundo uma fonte do governo, a proposta é, como antecipou ontem reportagem do jornal "O Globo", uma alternativa para evitar a elevação da cobrança de royalties do setor de mineração, como tem sugerido o Ministério de Minas e Energia. O argumento dos técnicos do governo é de que a cobrança do imposto é menos danosa para o setor e para o consumidor do que a elevação dos royalties sobre a exploração da atividade mineral.

O estudo, que propõe uma alíquota de até 5% de imposto de exportação, está nas mãos dos ministros Miguel Jorge e Guido Mantega. Para que seja implementada, a proposta terá que ser aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), composta por sete ministros. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, negaram a intenção de taxar as exportações de minério de ferro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]