• Carregando...

No dia 17 de julho, todos os funcionários da Volks/Audi de São José dos Pinhais entram em férias coletivas por dez dias. Esta é quarta vez que a empresa paralisa as atividades este ano. Em janeiro, a fábrica ficou fechada por 10 dias; em março um dos três turnos parou por 20 dias; e o mesmo ocorreu em maio. No ano passado, a empresa deu férias coletivas aos funcionários apenas uma vez, por 10 dias.

Para o reparador de veículos Emerson Vieira, de 33 anos, este é um sinal de que alguma coisa está errada. Funcionário da Volks desde o começo da produção no Paraná, em 1998, ele tenta manter o otimismo. "Não vou abaixar a cabeça", diz. Vieira concordou em não negociar com a direção da empresa. "Quando o mercado está ruim a empresa demite de qualquer jeito, como fez em 2000", lembra.

Os funcionários da Volks já sentem, dentro da fábrica, sinais de que a empresa vai reduzir as atividades. Alguns setores, como logística e importação de peças, já foram transferidos para outras unidades. As demissões ocorrem em todos os níveis, de cargos da diretoria ao chão da fábrica. "É só entrar na empresa para perceber como tem espaços vazios", disse um funcionário.(ML)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]