Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
recall gigantesco

Fabricante de air bags defeituosos admite culpa e pagará multa de US$ 1 bi nos EUA

O grupo japonês Takata foi responsável por um recall de 100 milhões de airbags potencialmente defeituosos pelo mundo, sendo 70 milhões deles nos Estados Unidos

 | JOE RAEDLE/AFP
(Foto: JOE RAEDLE/AFP)

O grupo japonês Takata declarou-se culpado por fraude e terá que pagar uma multa penal de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos por causa de seus airbags defeituosos, anunciou nesta sexta-feira (13) o Departamento de Justiça (DoJ).

Com o objetivo de pôr fim a processos penais, o fabricante japonês admitiu ter realizado informes “manipulados e fraudulentos” para omitir os defeitos, suspeitos de provocar a morte de 15 pessoas, 11 delas nos Estados Unidos, informou o DoJ em comunicado.

Três executivos da Takata foram indiciados nos Estados Unidos na investigação sobre os airbags defeituosos, segundo documentos judiciais divulgados nesta sexta-feira. Tratam-se dos primeiros indiciamentos no escândalo dos airbags.

Shinichi Tanaka, Hideo Nakajima e Tsuneo Chikaraishi foram acusados de “conspiração” por tentar omitir um grave defeito de airbags utilizados em larga escala por numerosos fabricantes norte-americanos e estrangeiros, segundo uma ata de acusação de dezembro e divulgada nesta sexta.

No total, cerca de 100 milhões de airbags potencialmente defeituosos foram recolhidos no mundo todo, 70 milhões deles nos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.