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Quando Microsoft e Nokia anunciaram, no início do ano, o acordo para levar o Windows Phone 7 aos smartphones da fabricante finlandesa, as duas empresas disseram que juntas seriam a terceira grande plataforma de celulares avançados, ao lado do Android do Google e do iPhone da Apple. Na semana passada, a fabricante do Black­Berry, a canadense Research In Mo­­tion (RIM), reuniu em Orlando cerca de 7 mil pessoas deste mercado para a conferência BlackBerry World – tudo para mostrar que não quer ficar fora deste grupo seleto e altamente competitivo.

Assim como a Palm, a RIM cresceu com a oferta de seus celulares voltados para executivos em busca de produtividade e segurança, mas quer evitar o destino da ex-concorrente, que teve dificuldade em acompanhar a transição para os smartphones e foi comprada pela HP. Para isso, a RIM vem apostando em uma plataforma que também reúne entretenimento e aplicativos, como os concorrentes. A em­­presa diz ter vendido 14,9 milhões de telefones de janeiro a março, o que a coloca na terceira posição en­­tre os maiores fabricantes de smartphones, atrás de Nokia e Apple, e à frente de Samsung, HTC e outras, segundo a consultoria IDC.

O tablet Playbook, lançado há duas semanas nos Estados Unidos e Canadá e que deve chegar na Amé­­rica Latina a partir de junho, foi um dos destaques da conferência. O co-CEO Mike Lazaridis destacou o aparelho em sua apresentação e se esquivou das críticas, afirmando que a BlackBerry Brigde traz mais segurança caso o usuário perca o tablet. Isso porque as pessoas não conseguem configurar e-mails, calendários ou contatos no tablet a não ser que tenham um BlackBerry – a empresa promete resolver a restrição nos próximos meses. Lazaridis falou também sobre o uso multimídia do tablet com tela de 7 polegadas (mais ou me­­nos o tamanho de um porta retrato digital), que tem acesso a lojas de livros e músicas digitais, além de aplicativos como games, incluindo o popular "Angry Birds", que ganhará uma versão para o tablet também nos próximos me­­ses. Outras duas novidades foram o lançamento de um aplicativo do Facebook para o Playbook e um programa para fazer chamadas de vídeo entre dois equipamentos.

Além do Playbook, o co-CEO da RIM anunciou que usará os serviços de busca e mapas do Bing nos celulares BlackBerry, convidando Steve Ballmer, CEO da Microsoft, ao palco para fazer o anúncio. "Vamos investir profundamente na plataforma do Bla­­ckBerry além da nossa plataforma do Windows Phone", disse Ball­mer. "Quero enfatizar que estamos empolgados em estender a parceira entre a Microsoft e a RIM. Vamos trabalhar para criar integração com o BlackBerry a partir do meio do ano. Isso significa que o Bing vai estar profundamente integrado ao sistema operacional do BlackBerry, além da experiência de um aplicativo que está disponível hoje. Temos a oportunidade de criar experiências únicas para os usuários do BlackBerry".

O acordo é importante para a RIM incluir mais serviços online em seus aparelhos e, assim, competir com o Android, que também é completamente integrado com os serviços do Google. O Bing começará a ser usado em celulares com o novo sistema BlackBerry OS 7, também lançado durante a conferência. Porém, houve o lançamento de apenas um modelo com o novo sistema (e ainda sem a integração com o Bing). A RIM demonstrou o Bold 9900/9930, o modelo de BlackBerry mais fino (10,5 milímetros de espessura) já produzido, segundo a empresa.

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