• Carregando...
Mark Zuckerberg, fundador da rede social: “melhor jornal personalizado do mundo" | Robert Galbraith/Reuters
Mark Zuckerberg, fundador da rede social: “melhor jornal personalizado do mundo"| Foto: Robert Galbraith/Reuters

O Facebook apresentou ontem uma reforma visual com um novo feed de notícias (página onde são exibidas as atualizações dos amigos), no qual serão apresentadas fotografias maiores, e uma nova forma de apresentar vídeos e páginas compartilhados, que também ganharam maior destaque visual.

Com as mudanças, a empresa diz querer aumentar o "engajamento" dos usuários, ou seja, fazer com que eles passem mais tempo usando a rede social. "Queremos dar a todos no mundo o melhor jornal personalizado do mundo. Ele tem de ter fontes de informação de alta qualidade, novidades de seus amigos e família e divisão de conteúdo entre tópicos em que você pode se focar", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante a apresentação das novidades.

No geral, o compartilhamento de conteúdo ficou mais rico visualmente. Agora, artigos da web e vídeos têm mais espaço, e há mais sobreposição de texto sobre as imagens para um uso inteligente da tela. Páginas curtidas, como a de artistas ou de empresas, passam a ter um espaço dedicado no feed de notícias, com as notícias mais populares recentemente. O site Pinterest, de murais virtuais, passará a ganhar especial atenção na rede, com fotografias maiores e mais espaçadas entre si.

Como fica

O usuário passa a poder separar os posts de seus contatos por tipo de conteúdo: geral (inclui texto e links), fotografias, música e games. A barra lateral foi simplificada: o Facebook eliminou o texto que descrevia as seções como feed de notícias, eventos e grupos e aumentou drasticamente o tamanho de seus ícones, dando a essa seção do site um ar de aplicativo para celular. Ali também aparecerão os contatos com quem o usuário mais troca mensagens.

As novidades estão sendo "gradualmente" introduzidas para os usuários do mundo todo hoje, na versão desktop (para computadores). Na página do novo feed, a empresa disponibilizou um botão para entrar na fila e experimentar primeiro a novidade. Os aplicativos para tablets e celulares terão acesso ao novo feed de notícias "ao longo das próximas semanas", segundo a companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]