• Carregando...

O Facebook está faturando o suficiente para cobrir seus custos e agora tem 300 milhões de usuários, anunciou o maior serviço mundial de redes sociais, provando que a mais nova estrela da internet pode se tornar viável como negócio.

O Facebook está gerando caixa suficiente para cobrir suas despesas operacionais bem como os investimentos necessários para manter seu serviço em rápido crescimento.

Os analistas afirmam que isso demonstra a viabilidade financeira do Facebook, que vinha enfrentando dúvidas sobre seu modelo básico de negócios, apesar de sua popularidade, e que isso era um bom sinal para uma possível oferta pública inicial de ações.

"É certamente significativo para demonstrar que o sucesso deles é real", disse Ben Schachter, analista da Broadpoint Amtech. "Eles estão se saindo bem na prática. As pessoas gastam dinheiro no site."

Desde que foi criado em um alojamento da universidade de Harvard, cinco anos atrás, o Facebook emergiu como um dos mais populares sites de Internet e desafia cada vez mais potências estabelecidas do setor, tais como Yahoo e Google.

O Facebook anunciou um serviço reformulado de buscas, no mês passado, e está testando um sistema de pagamentos online. O número de usuários do serviço triplicou, ante 100 milhões um ano atrás.

Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, declarou em mensagem publicada no blog da empresa que o Facebook atingiu meta de fluxo de caixa positivo no trimestre mais recentemente encerrado. A empresa anteriormente projetava atingir essa meta em algum momento de 2010.

"Isso é importante para nós porque prepara o Facebook para ser um serviço independente forte em longo prazo", afirmou Zuckerberg na mensagem.

Larry Yu, porta-voz do Facebook, disse que o indicador de caixa não inclui qualquer dinheiro de investimento privado.

Em maio, o Facebook anunciou um investimento de 200 milhões de dólares feito pelo grupo russo Digital Sky Technologies, em uma transação que avaliou as ações preferenciais da empresa em 10 bilhões de dólares.

A Digital Sky avaliou as ações ordinárias do Facebook em 6,5 bilhões de dólares, em transação subsequente na qual comprou papéis de funcionários do grupo.

O Facebook não divulgou qualquer detalhe financeiro. Anteriormente, a companhia informou que a receita estava caminhando para crescer 70 por cento este ano.

O membro do conselho da rede social Mark Andreesen, afirmou à Reuters este ano que a companhia iria superar os 500 milhões de dólares em receita em 2009.

Zuckerberg afirmou em sua mensagem que a companhia está explorando maneiras de tornar seus serviços mais rápidos e mais eficientes enquanto a base de usuários segue crescendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]