• Carregando...
Problema na linha de transmissão deixou vários bairros sem luz |
Problema na linha de transmissão deixou vários bairros sem luz| Foto:

Um problema numa linha de transmissão fez com que parte da subestação de energia elétrica do Bacacheri parasse de funcionar na tarde de ontem, interrompendo o fornecimento a 11 bairros da região norte de Curitiba. Durante cerca de 1h30min, 37 mil domicílios da capital ficaram sem luz. A Companhia Elétrica do Paraná (Copel) informou que o problema ocorreu provavelmente por causa de uma árvore localizada na Rua Holanda, no Bacacheri, que teria atingido a linha de transmissão que liga a subestação deste bairro à subestação do Pilarzinho. Duas linhas conectam as subestações, e uma delas deixou de funcionar. Os técnicos da Copel avaliaram que os galhos de uma árvore estavam próximos demais da linha e podem ter interferido na transmissão de energia. Os galhos foram podados, segundo a Copel, que descartou que o problema pudesse ter sido causado pelo pico histórico de consumo registrado ontem no Paraná.

Os bairros atingidos foram Ahú, Bacacheri, Boa Vista, Bom Retiro, Cabral, Centro Cívico, Jardim Social, Juvevê, Santa Cândida, São Lourenço e Tingüi. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informou que vários semáforos ficaram desligados nesses bairros.

Manutenção

A poda de árvores é uma das tarefas básicas da manutenção das linhas de transmissão de energia. Escolhidas pela sua capacidade de crescer e produzir sombras, as árvores podem se tornar uma ameaça grave à distribuição de energia. "Um simples toque de uma árvore na linha de transmissão pode provocar a interrupção de energia", diz o consultor Ivo Pugnaloni, ex-diretor de distribuição da Copel. As redes de segurança interpretam o toque como um curto-circuito, desarmando o disjuntor e derrubando o fornecimento de energia.

O contato de uma árvore na rede elétrica pode inclusive provocar a morte de um pedestre, quando a corrente elétrica vaza para o solo.

Falha humana

Outro possível erro apontado por Pugnaloni seria uma falha humana. "Se a regulagem da linha estiver para um valor de corrente mais baixo e há um pico sobre o consumo, naquele lugar a corrente ultrapassa o que estava ajustado e aí a subestação desarma", diz.

A linha de transmissão atingida ontem carrega energia na tensão de 69 mil volts. Quando chega ao Bacacheri, essa energia é rebaixada para 13,8 mil volts e distribuída entre oito circuitos alimentadores, que levam a energia para os 37 mil domicílios afetados pela pane.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]