• Carregando...

Uma falha em um reator provocou o desligamento de quatro circuitos de transmissão entre a Usina de Itaipu e a subestação de Foz do Iguaçu na tarde desta sexta-feira (2). Com isso, as regiões Sul e Sudeste e os estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia tiveram o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) acionado e houve falta de energia em vários locais, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

"O problema ocorreu na linha de transmissão, cuja operação não é de responsabilidade da Itaipu", informou a empresa em nota. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 350 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no Paraná, mas a maior parte foi normalizada poucos minutos depois.

A Itaipu explicou, ainda, que um problema no reator da linha de transmissão que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã provocou um curto-circuito às 16h43. Isso provocou um desligamento automático da linha de transmissão, a qual o reator se conecta, e de todas as linhas que interligam o setor de 60Hz (frequência brasileira) da usina da Itaipu com a subestação de Foz do Iguaçu. Assim, as unidades geradores de 60Hz de Itaipu do Sistema Interligado Brasileiro ficaram isoladas.

A situação provocou uma oscilação de frequência no sistema nacional interligado, que afetou a transmissão da Copel em diversas localidades do Paraná. Para aliviar o carregamento do sistema, foi necessário realizar o desligamento alternado de alguns alimentadores. Nestes casos, a Copel explica que deixa de ser acionada parte do sistema elétrico como forma de proteção.

Segundo a Itaipu, as unidades geradoras não apresentaram defeito, mas continuaram "girando em vazio". O setor de 50Hz (frequência paraguaia) da usina de Itaipu e o Sistema Interligado Paraguaio não foram afetados. Às 17h01, o sistema de transmissão começou a ser recomposto e, às 18 horas, voltou a funcionar normalmente.

De acordo com informações da Assessoria de Planejamento e Comunicação do ONS, em casos assim, quando há grande perda de geração, o Erac procura restabelecer. Portanto, o que houve, foi um "corte planejado de carga".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]