Levantamento divulgado ontem aponta que, mesmo com as dificuldades do período pós-crise, as multinacionais brasileiras faturaram mais de R$ 136 bilhões (US$ 79,75 bilhões) no exterior em 2009. De acordo com os números, o faturamento em 2008 foi de R$ 110 bilhões (US$ 64,50 bilhões). O estudo foi realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos e Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), pelo jornal Valor Econômico e pela Vale Columbia Center on Sustainable International Investment (VCC), e destaca ainda que essas empresas estão otimistas com os resultados que devem conquistar em 2010.
O estudo foi feito com base em ativos no exterior das 30 maiores multinacionais. No total, elas possuem US$ 87 bilhões (R$ 148,29 bilhões) em ativos fora do Brasil, contabilizaram cerca de US$ 61 bilhões (R$ 103,97 bilhões) em vendas externas e contam com aproximadamente 160 mil funcionários no exterior.
Em ativos no exterior, figura no topo da lista a Vale, que tinha cerca de US$ 35 bilhões em ativos estrangeiros em 2009. A companhia representa sozinha 40% do total dos ativos entre as maiores brasileiras. Em segundo lugar está a Petrobras, seguida pela Gerdau, que juntas somam US$ 30 bilhões em ativos no exterior.
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