
A Fiat S.p.A. e a Sollers anunciaram o estabelecimento de uma aliança global na forma de uma joint venture para a produção de automóveis e SUVs. O memorando de entendimento foi assinado pelo CEO da Sollers, Vadim Shvetsov, e o CEO da Fiat Group, Sergio Marchionne, na presença do primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin. A Fiat divulgou, nesta sexta-feira (12), o comunicado sobre a parceria das duas empresas.A capacidade total de produção da nova fábrica será de até 500 mil veículos por ano até 2016. Nove modelos, dos segmentos C e D e SUVs, serão comercializados no mercado russo, sendo que até seis deles serão produzidos na nova plataforma global Fiat-Chrysler. Pelo menos 10% dos veículos produzidos serão enviados para os mercados de exportação.
O projeto Fiat/Sollers será implementado em Naberezhnye Chelny, localizada 1.000 km a leste de Moscou na República de Tatarstan. O local de produção da fábrica da Sollers-Naberezhnye Chelny será expandido pelas novas instalações de produção e um parque tecnológico para a produção de componentes.
O desenvolvimento e adaptação técnica dos novos veículos ao mercado russo serão realizados no Centro Técnico de Engenharia da nova empresa, com direitos de propriedade intelectual da plataforma a ser contribuída à joint venture.
O limite do local pretendido dentro da estrutura do projeto será de pelo menos 50%, incluindo a produção de motores e caixas de câmbio e o estabelecimento de um novo parque tecnológico para a produção de componentes. Além disso, os componentes necessários serão produzidos no local de produção da ZMZ e no novo parque tecnológico em Togliatti.
Assim, o estabelecimento da Fiat/Sollers na Rússia se tornará um dos maiores projetos de investimento no setor automobilístico russo, segundo a fabricante de veículos italiana.
Para a implementação do projeto, os especialistas da joint venture têm o apoio do governo russo no levantamento de empréstimos em longo prazo com uma taxa de juros subsidiada favorável para a quantia total de investimentos necessários, estimados em 2.4 bilhões.
"Os planos para implementar um projeto conjunto completo refletem nossa confiança no futuro desenvolvimento do mercado automotivo russo. Ao estabelecer um dos centros de produção global especializados no desenvolvimento e produção e de veículos da Fiat e Chrysler Group na Rússia, poderemos oferecer os produtos mais desejados aos consumidores nos segmentos de carros de passeio mais atraentes e ocuparemos posições de liderança no crescente mercado russo nos próximos anos", afirmou Vadim Shvetsov.
Para Sergio Marchionne, o acordo representa um momento decisivo para a nossa presença no mercado russo. "Essa é uma das maiores alianças assinadas pelo nosso Grupo em um dos mercados mais importantes do mundo. Essa parceria faz parte da estratégia da Fiat Group e Chrysler Group de elevar a internacionalização que também nos permitirá influenciar o know-how dos nossos dois Grupos, expandir nossa projeção geográfica, aumentar as opções do consumidor e obter ótimos custos-benefícios".



