• Carregando...
O Mérito Industrial foi criado em 1972 e faz parte das comemorações do Dia da Indústria, 25 de maio | Sandra Gonçalves / Gazeta do Povo
O Mérito Industrial foi criado em 1972 e faz parte das comemorações do Dia da Indústria, 25 de maio| Foto: Sandra Gonçalves / Gazeta do Povo

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) entregou nesta segunda-feira (26) a Medalha de Mérito Industrial para dois empresários brasileiros. Os homenageados foram Edsel Rolf Schwarz, da Metalúrgica Schwarz, e Norbert Heinze, da Forplas.

"Pesquisas mostram a baixa confiança dos industriais na economia e é nosso dever mudar esse quadro", afirmou Schwarz. Acompanhado da esposa, Suzana, o empresário agradeceu ainda o apoio da família e dos filhos.

Norbert também atribuiu à família a força para se destacar no setor moveleiro. "Comecei a trabalhar aos 10 anos. Vi nos meus pais a dedicação, a consistência e a persistência e levei isso para todos os aspectos da minha vida", disse.

Durante a cerimônia, a Fiep também prestou homenagem póstuma a Odair Ceschin, ex-diretor da Cocelpa, com o título de Benemérito da Indústria, por se destacar "pelo seu empreendedorismo e sua promoção do associativismo e do desenvolvimento do estado, especialmente no setor de papel e celulose". Ceschin foi vice-presidente da Fiep, membro do conselho de curadores da UFPR e presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel). O prefeito Gustavo Fruet entregou o diploma à esposa do empresário, Zelita Rodrigues Ceschin, e ao neto, Rafael Ceschin.

O Mérito Industrial foi criado em 1972 e faz parte das comemorações do Dia da Indústria, 25 de maio.

Discursos

No evento desta noite, o prefeito Gustavo Fruet aproveitou para garantir aos empresários que concluirá todas as obras de mobilidade prometidas para a cidade. "Quero convidar os presentes para a entrega da Avenida das Torres no próximo dia 7. O desafio será mostrar que os investimentos são para a cidade e para a população", afirmou Fruet. O prefeito salientou também a "crise de valores" da sociedade atual. "Estamos carentes de exemplos. Por isso, essas três histórias aqui mostradas são importantes, porque a civilização avança, mas a barbárie continua", insistiu.

O secretário da Indústria e Comércio do Estado do Paraná, Horácio Monteschio, disse acreditar que o Paraná "é o ambiente favorável à micro e pequena empresa". "Temos números a comemorar, o Paraná é o segundo estado que mais gera emprego com carteira assinada no Brasil", destacou.

Para finalizar, o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, elogiou o programa estadual "Paraná Competitivo" e a "discussão madura" de diferentes representantes da sociedade sobre o salário mínimo regional. E aproveitou para dar um recado para os políticos, principalmente os deputados. "Nesse ano de eleição, a sociedade espera destravamentos e reformas profundas, fazer justiça não é mais do que a nossa obrigação", lembrou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]