• Carregando...

De dezembro para janeiro, o número de pessoas empregadas diminuiu 1,1% nas seis maiores regiões metropolitanas do país, atingindo 20 milhões. Cerca de 232 mil postos de trabalhos foram extintos com o fim do período natalino. A maior (104 mil vagas) no segmento que engloba alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o recuo no emprego entre dezembro e janeiro é uma tendência sazonal, explicada pela redução do trabalho temporário e pelo aumento do número de pessoas em busca de oportunidades. Nas regiões metropolitanas do Rio e de Salvador, a alta temporada do turismo serviu para impedir esse esfriamento do mercado de trabalho.

Apesar da piora em relação a dezembro, a pesquisa mensal de emprego trouxe números bem melhores do que os de janeiro do ano passado. Não apenas a taxa de desemprego ficou inferior - 9,2% contra 10,2% - como o total de pessoas ocupadas teve um expressivo incremento: 2,6%, com acréscimo de 510 mil vagas. Novamente, os trabalhadores com carteira assinada capitanearam o aumento da ocupação, com alta de 6,4% ante janeiro de 2005. O contingente dos sem carteira assinada e dos trabalhadores por conta própria ficou estável nessa comparação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]