• Carregando...

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira (27) em dois degraus as notas de solvência da Itália, Espanha e Eslovênia, e em um degrau a avaliação da Bélgica e Chipre. A Fitch atribuiu perspectiva negativa a todas essas nações para refletir o risco de a crise europeia se intensificar. A agência manteve a nota de crédito da Irlanda em BBB+.

"As ações adotadas hoje refletem a deterioração da perspectiva econômica, assim como as iniciativas em escala nacional para abordar os desequilíbrios fiscal e financeiro e o sucesso inicial da operação de refinanciamento de três anos do Banco Central Europeu na redução das pressões sobre os financiamentos soberano e bancário no curto prazo", disse a Fitch.

"Apesar disso, a intensificação da crise da zona do euro na segunda metade do ano passado minou a eficácia das políticas monetárias do BCE e ressaltou os riscos de financiamento enfrentados pelos governos do bloco na ausência de uma proteção contra crises de liquidez autorrealizáveis."

O rating de longo prazo da Bélgica foi reduzido em um grau, para AA. O Chipre também foi rebaixado em um grau, para BBB-. A Itália, a Espanha e a Eslovênia tiveram suas notas de longo prazo rebaixadas em dois graus, para A-, A e A, respectivamente. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]