• Carregando...
A presidente argentina, Cristina Kirchner, em um evento ontem, na província de Jujuy |
A presidente argentina, Cristina Kirchner, em um evento ontem, na província de Jujuy| Foto:

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, pediu de novo ontem que a Argentina elabore estatísticas confiáveis de inflação e do PIB, seguindo normas dos sócios do Fundo. A Argentina terá uma nova oportunidade, no fim de setembro, de demonstrar a qualidade de seus dados estatísticos.

O FMI vem pedindo ao país, desde 2008, melhora na qualidade dessas informações. Em fevereiro, o Fundo chegou a apresentar uma moção de censura e intimou o país a apresentar dados atualizados no mês que vem. O objetivo, aponta o jornal argentino Ámbito Financiero, é que estes dados possam ser comparaveis, segundo afirmou Lagarde em encontro com um grupo reduzido de jornalistas. Ela reiterou que os governos devem facilitar estas cifras. Na terra da presidente Cristina Kirchner, essa não tem sido a regra.

Censura

No começo deste ano, a insituição já havia censurado o país por não tomar medidas a este respeito nos processos de levantamento de dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC, correspondente ao IBGE na Argentina). Caso não seja cumprido, o FMI poderia optar por sanções concretas como impedir o acesso argentino a recursos do organismo. Lagarde também se referiu à batalha legal entre a Argentina com aqueles que possuem bonûs da reestruturação da dívida em 2005 e 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]