• Carregando...

A economia da América Latina pode sofrer uma considerável retração este ano devido à crise global, afirmou Nicolas Eyzaguirre, diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental.

"Em média, a América Latina terá uma queda possivelmente maior que 2 por cento", disse nesta sexta-feira em uma reunião de ministros de Finanças das Américas realizada no Chile.

Ele acrescentou que a economia global começou a voltar ao normal, embora esteja um pouco mais fraca que o esperado nos primeiros dois trimestres deste ano.

"A recuperação começou a se materializar com mais vigor, de maneira a mudar um pouco as perspectivas de queda para 2009, e melhorar os prognósticos para 2010."

Eyzaguirre disse que os Estados Unidos devem se recuperar mais rapidamente que outras partes do mundo desenvolvido, por conta das agressivas políticas fiscal e monetária.

"É possível que a economia dos Estados Unidos esteja em território positivo em 2010, mas Europa e Japão vão continuar um pouco atrás. Assim, o comércio internacional ficará muito lento este ano e no próximo", acrescentou.

"Isso impactará as economias abertas e as menores também, que continuarão a ter relativa dificuldade para exportar."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]