O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, busca embarreirar os projetos da Toyota e de fabricantes americanas no México, que se transformou em um polo de fabricação de veículos. O país é o quarto exportador de veículos no mundo e o sétimo produtor mundial de automotores, segundo dados da industria automotiva local.
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O setor automotivo, que gera US$ 52 bilhões por ano no México, representa mais de 875 mil empregos diretos em todo o país, segundo o ministério da Economia. Mas o magnata Trump quer recuperar esses empregos para os Estados Unidos.
Japão defende Toyota após ameaça de Donald Trump
Presidente eleito dos EUA vem pressionando indústria automotiva para que não invista no México
Leia a matéria completaNa quinta-feira (5) , o presidente eleito ameaçou a japonesa Toyota com altas tarifas alfandegárias se insistisse em construir no México uma fábrica de automóveis para o mercado americano. Em novembro, a Toyota comemorou a instalação de uma fábrica de US$ 1 bilhão em Guanajuato, no centro do México.
Antes, na terça-feira (3), Trump fez uma ameaça similar à General Motors (GM), enquanto a Ford, que havia sido criticada pelo presidente eleito durante sua campanha, anunciou o surpreendente cancelamento de uma nova fábrica no país latino-americano no valor de US$1,6 bilhão .
Acordos de livre comércio
Os principais atrativos do México para os investidores estrangeiros são os encargos trabalhistas relativamente baixos, sua proximidade com o mercado dos Estados Unidos e os tratados de livre-comércio com 46 países.
O principal acordo comercial do México é o Nafta, em vigor com os Estados Unidos e o Canadá desde 1994. Trump, entretanto, quer renegociá-lo e ameaça romper o tratado caso não consiga melhores condições para o seu país.
Máquina exportadora
O México não tem suas próprias marcas, mas 80% dos veículos estrangeiros que se produzem em seu território estão destinado à exportação. Embora os principais destinos sejam os Estados Unidos (72,2%) e o Canadá (10,5%), o país exporta, no total, para 100 lugares de todo o mundo.
Nos primeiros 11 meses de 2016, a General Motors liderou as exportações do México com 495.790 unidades, seguido da Nissan (464.877), da Fiat Chrysler America (404.160) e da Ford (351.691), segundo a Associação Mexicana da Indústria Automotriz. A Toyota se encontra em nono lugar, com 124.439 automóveis exportados no mesmo período.
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