i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Setor automotivo

4 pontos para entender por que a Ford decidiu fechar suas fábricas no Brasil

  • 12/01/2021 11:57
Imagem de arquivo da produção da Ford em Camaçari, na Bahia
Imagem de arquivo da produção da Ford em Camaçari, na Bahia| Foto: Divulgação/Ford

Na segunda-feira (11), a Ford anunciou o fim de uma história de mais de um século com o Brasil. A montadora decidiu fechar as fábricas que mantinha no país – em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) –, concentrando a produção da América do Sul na Argentina e no Uruguai. Em solo brasileiro permanecerão, apenas, o Campo de Provas, em Tatuí (SP); o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia; a sede administrativa da América do Sul; e um rastro de 5,3 mil trabalhadores diretamente afetados pelo fechamento das plantas (sem contar fornecedores e empregos indiretos).

A decisão, que pegou de surpresa os trabalhadores da montadora, é resultado de um conjunto de fatores. A crise do novo coronavírus contribuiu para a o fechamento das fábricas, segundo comunicado da montadora. Somados à pandemia e ao cenário político do país, porém, há fatores estruturais, que inevitavelmente levariam a uma reestruturação dos negócios.

A Gazeta do Povo ouviu especialistas e detalha 4 pontos que ajudam a entender por que a Ford decidiu deixar o país. Confira:

1. Transformações no mercado automobilístico afetam a Ford

A decisão de fechamento das fábricas vem em meio a um processo mais amplo, de transformações que a indústria automobilística vem sofrendo mundialmente. Nos países desenvolvidos, a perspectiva é de que o futuro será de automóveis movidos a energia limpa, e não a gasolina ou diesel. "Isso está trazendo desafios enormes para as empresas", avalia Josilmar Cordenonssi, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sintomas do cenário de transformação já aparecem em outras gigantes do setor. No início do ano, por exemplo, acionistas da Peugeout e da Fiat Chrysler aprovaram a fusão entre as duas marcas, com a criação da Stellantis. "A tendência é de redução no número de plantas, porque não há espaço para tantas fábricas. É um movimento natural de enxugamento", completa Cordenonssi.

Otto Nogami, professor do Insper, destaca que o próprio conceito em torno da indústria automobilística vem sofrendo alterações. "Hoje, o automóvel é muito mais um serviço do que um produto. Isso implica em um volume de investimentos gigantesco e, principalmente, em uma infraestrutura adequada", explica.

2. Mudança de estratégia na Ford

Em meio aos desafios mundiais, a própria Ford vem remodelando seus negócios, buscando aumentar sua competitividade. "A Ford já tinha problemas operacionais no mercado brasileiro. Depois da separação da Autolatina [joint venture com a Volkswagen], ela não conseguiu mais se recolocar no mercado de forma competitiva", lembra Nogami.

Em 2019, a montadora já havia fechado uma planta no país, destinada à produção de caminhões, em São Bernardo do Campo (SP). Naquele ano, a marca também deixou de produzir o Fiesta.

Agora, a montadora decidiu deixar de lado modelos como o Ka e o Ecosport, focando a estratégia de mercado em automóveis de maior valor. No comunicado em que anunciou o fechamento das plantas, a Ford informa que pretende investir seus esforços na nova Ranger, no Bronco, no Mustang Mach 1 e na Transit, e que também " planeja anunciar outros modelos totalmente novos, incluindo um veículo híbrido plug-in".

"A Ford está focando naquilo que é mais rentável. É um processo de consolidação do mercado de automóveis, que precisa ter escala e volume de investimentos para fazer frente ao processo de transição pelo qual o setor vem passando", avalia Antônio Carlos Alves dos Santos, professor da PUC-SP.

Na Argentina e no Uruguai – países em que a produção da Ford para a América do Sul foi centralizada –, o incentivo é, justamente, para a produção de modelos como picapes e SUVs, que têm maior valor agregado.

3. Impacto do coronavírus

A mudança de estratégia e a nova configuração do mercado global de automóveis se somou, ainda, ao choque provocado pela pandemia de Covid-19. Com a diminuição da circulação de pessoas no mundo todo, caíram também as vendas de veículos.

No caso brasileiro, além da redução da demanda, o aumento do dólar pressionou os preços dos componentes importados. Em maio, reportagem da Gazeta do Povo já mostrava que o setor temia a combinação entre aumento dos custos e queda nas vendas – no que o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, classificou como uma "combinação explosiva".

O fim de 2020 concretizou o cenário de perdas para a indústria automobilística. Segundo balanço da Anfavea, houve queda de 26,2% no número de veículos licenciados no ano passado, na comparação com 2019. Na produção, o tombo foi de 31,6%, mesmo com a recuperação registrada no mês de dezembro.

A redução na produção se reflete, também, no índice de ociosidade das fábricas das montadoras no país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia, ligado à Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), as plantas do setor usaram, em média, 69,33% de sua capacidade instalada nos últimos quatro meses de 2020. A média histórica era de 83,54%.

No caso da Ford, o número de veículos licenciados caiu de 196.330 em 2019 para 119.454 no ano passado – redução de quase 40%.

4. O combo de incertezas e falta de competitividade no Brasil

Se a tendência pela diminuição no número de fábricas parece ser inevitável, o cenário político e econômico no país pode ter contribuído para que a decisão tenha sido tomada pela Ford já em 2021. A propósito do anúncio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nota em que classifica a decisão da montadora como um "alerta" para governo federal, estados e municípios "sobre a necessidade se aprovar, com urgência, medidas para a redução do Custo Brasil". Entre as ações citadas pela CNI está a realização da reforma tributária, que caminha a passos lentos tanto no Ministério da Economia quanto no Congresso Nacional.

Ainda na segunda (11), o Ministério da Economia emitiu nota sobre o caso, afirmando que a decisão ocorreu "em meio à forte recuperação" da indústria no país, com "resultados superiores ao período pré-crise". O presidente Jair Bolsonaro também comentou o caso, lamentando as demissões e afirmando que a Ford queria subsídios de R$ 20 bilhões para ficar no país.

De fato, a indústria automobilística, historicamente, recebeu generosos subsídios não só do governo federal, mas também de estados e municípios. A questão é que os incentivos sempre tiveram caráter fiscal, sem foco em transferência de tecnologia ou inovação. "É dinheiro público que foi usado para subsidiar uma tecnologia já ultrapassada", diz Cordenonssi, da Mackenzie.

E, mesmo com os incentivos, o período pré-crise do coronavírus não era dos melhores para a indústria – não só a automobilística. Não é à toa que, no passado recente, empresas como a Sony e a farmacêutica Roche já haviam decidido deixar o país.

"O governo vem, há décadas, com soluções pontuais. Os grandes investidores têm necessidade de uma percepção de longo prazo. As multinacionais projetam sua operação para 10, 20 anos", destaca Nogami, do Insper. "Por isso, para o mundo empresarial, o Brasil é um país extremamente difícil de se trabalhar. É sempre um clima de incerteza, de insegurança. Você acorda de manhã e diz 'o que será que vai acontecer hoje?'", completa.

78 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 78 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Y

    Yang Michael Ruu Long

    ± 4 horas

    Artigo fraco. Uma compilação de obviedades, mas que não abordam a verdadeira estratégia da Ford. O setor mais protegido e subsidiado do mercado brasileiro. Tudo virando pó. Mudanças como uber, carro elétrico, competição chinesa, rentabilidade despencando etc. Muitos dinossauros cairão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Aromero

      16/01/2021 21:37:08

      Que delícia ser poderoso. Até quando cai por incompetência própria a culpa é dos outros. Quantos bilhões a juros quase zero essa empresa pegou ? Agora quando o comércio familiar fecha as portas a maioria não dá a minima.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        FRANCISCO

        14/01/2021 10:21:32

        Como querer investimentos num País, onde só tem corruptos, onde o Judiciário manda mais que qualquer um. Onde o empregado primeiro quer saber dos seus direitos, depois as obrigações. Onde os SINDICATOS, são um antro de podridão e recalque. Não se esqueçam de que o PT expulsou a FORD do RS e agora da BAHIA, foram lá morder os executivos da FORD, para que tivessem o apoio do partido na hora de pedir subsídios FEDERAIS.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

          14/01/2021 9:16:56

          Faltou falar da influencia do uso acelerado dos carros de aplicativos, que fizeram muita gente vender o carro próprio, deixando de comprar um zero km. Sem falar que o carro zero km esta' com o preço nas nuvens, enquanto os salários estão abaixo da terra . Funcionários públicos não tem reajuste salarial há anos , nem perspectiva, e funcionários privados, tem salários achatados, devido 'a grande quantidade de mão de obra desempegada

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSÉ NETO

            13/01/2021 18:50:37

            Se é para achar culpados além da incompetência da própria Ford, vamos encontra-los nos governos, que usaram o sistema socialistas para "administrar" nosso país, nos últimos 40 anos. Excesso de custo e burocracia.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              D'AMICO

              13/01/2021 17:18:22

              O .... BRASIL .... é uma colônia AGRICOLA e EXTRATIVISTA . Só . Fábricas para que.? Compra lá fora , pela metade do preço. LOUVEM - os detentos que fazem .. prendedores para roupas . Artistas do trabalhos . Avante ... Cuba-Livre .

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                ROGERIO MARQUES SANTOS

                13/01/2021 7:56:15

                Sony, LG, Roche, Audi, Mercedes Benz e agora a Ford. O Brasil é um Titanic?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  Svetlana Yurievna Tchekov

                  13/01/2021 1:30:51

                  Investimento da Ford na Argentina em 2021: US$ 580 MILHÕES! Ver a Ford permanecer na Argentina apesar da sua extensa lista de problemas estruturais, fiscais e sociais que mesmo assim não afugentaram a centenária e poderosa montadora americana, nem mesmo o 'comunismo' citado no atlas político bolsonarista, preterindo o Brasil-verde-amarelo-cristão-consevador-liberal: NÃO TEM PREÇO!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • D

                    Do Interior

                    ± 5 horas

                    Falou a sovietica (ou sovietico). Adoradora de Lênin (100 milhões de mortos). Onde tem foice e martelo, tem picareta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • O

                    Otasito Sanches Tavares

                    18/01/2021 2:16:51

                    Está aí uma proposta interessante para a GP, desvendar as razões porque a Ford preferiu investir e manter suas unidades produtivas na Argentina e Uruguai. Será legislação, produtividade, sindicatos, estabilidade jurídica, incentivos? Comparando, aprendemos...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucas Monteiro

                    13/01/2021 6:03:00

                    Com certeza o subsídio lá é bem generoso... Ainda mais com essa presidência socialista que não pensa duas vezes em saquear os mais pobres!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JP1980

                    13/01/2021 1:35:11

                    Mude pra Argentina e seja feliz. Pra que sofrer e torcer contra você mesma?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • S

                  Silvio Eugênio Carvalho de Paula

                  13/01/2021 1:12:26

                  Só mais uma consequência do custo brasil e do apelo empresarial pelas reformas legais que o país nunca teve e que desde sempre anseia. A pandemia foi o gatilho para essa bomba relógio. Quem leu a matéria e acha que o governo, que veio com proposta de intervir o mínimo possível no livre mercado, tem a maior parte da culpa (talvez nenhuma) está sendo no mínimo tendencioso. Subsídios defasados sempre feitos até então são um das tantas ações dos governos que mantém o país da estagnação de terceiro mundo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • O

                    Otasito Sanches Tavares

                    18/01/2021 2:11:20

                    Você tem razão, que aliás faz parte do último parágrafo, que resume bem o artigo. O Paulo Guedes tem ótimo plano de governo, mas o problema é a sua implementação...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • S

                  Svetlana Yurievna Tchekov

                  13/01/2021 0:38:15

                  Moradores de Taubaté-SP, onde a fábrica da FORD será fechada, votaram majoritariamente em Bolsonaro. Sabiam da tempestade que seria colocar alguém tão incapaz no governo. Mesmo assim 81% nele votaram. Hoje o processo de desindustrialização do pais acelera e rumamos para ser mais uma vez colônia de monocultura agrícola, exploradora do trabalho braçal. Ou retornamos o trabalho interrompido pelo golpe de 2016, ou preparem-se para miséria permanente.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • J

                    JP1980

                    13/01/2021 1:38:54

                    Só uma dúvida: você se refere ao agronegócio quando diz "trabalho braçal"????? Está vivendo em qual século? Da Rússia pré-revolução!?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JP1980

                    13/01/2021 1:37:39

                    Ou falta intelecto, ou é mal intencionada mesmo. Pela forma como escreve, desconfio que seja a segunda opção. Deveria ler a Foia...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JP1980

                    13/01/2021 1:36:41

                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Tommaso

                    13/01/2021 11:09:08

                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tommaso

                  13/01/2021 0:18:34

                  FORD, ahahahahahah. Alguém que não seja um peão que ganhou na Mega-Sena é sempre sonhou com uma RANGER (som de vômito) pensaria em comprar um veículo Ford com tantas opções infinitamente superiores? Impossível

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                    13/01/2021 0:16:17

                    A carga tributária no Brasil é feroz . As reformas visam , sempre , criar novos impostos que só resolvem o problema dos políticos corruptos ( volta de CPMF).Sem segurança jurídica aonde o stf é corrupto e vendedor de sentenças levando a uma enorme confusão. Décimo terçeiro , férias com 30 % de acréscimo no salário , centenas de sindicatos sangue sugas. Enfim , país sem solução sem as . reformas..Trocar o Brasil pela Argentina é triste.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Spartacus

                      13/01/2021 0:09:57

                      A Ford já está indo embora tarde . Péssimos produtos e horrível pós venda. Toyota Honda Volkswagen e Fiat indo muito bem obrigado. Quem não tem competência não se estabelece. Não tem nada no campo tributário

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joaquim

                        13/01/2021 0:04:53

                        Tudo isso é culpa do Rodrigo Maia, que dificulta as reformas necessárias para o desenvolvimento do Brasil. E agora pra lascar de vez; esse sujeito fez um pacto com o diabo "PT. Quer eleger o Baleia Rossi, e em 2022 ter apoio pra disputar as eleições pra presidente do Brasil.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Spartacus

                          13/01/2021 17:35:40

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Destemido

                            13/01/2021 0:00:28

                            Quem acabou com a Ford foi seu rodrigo BOTAFOGO maia herdeiro do PT e Luladrao.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zequinha

                              12/01/2021 23:23:46

                              Faltou falar que com exceção do Mustang, a Ford só fábrica lixos..,

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Ricardi Quarelli

                                12/01/2021 23:14:35

                                Fechou porque não é mais competitiva. Toca o barco.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • T

                                  Tommaso

                                  12/01/2021 22:58:21

                                  Além dos carros da FORD serem totalmente obsoletos e ultrapassados, imaginem a baixa produtividade de uma fábrica no Ceará e Bahia. Enquanto tinha subsídio, até valia a pena essa ineficácia, mas agora, realmente não tem sentido continuar batendo em ferro frio.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    KF

                                    12/01/2021 22:13:44

                                    Pararam no tempo. Enquanto os outros lançando SUVs a FORD achando que com a ECO SPORT e EDGE estavam mandando no mercado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JAMC

                                      12/01/2021 22:08:15

                                      ToperaSONARO e suas falas de bebado, assustam investidores e pessoas sérias.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Paulista

                                        12/01/2021 21:59:26

                                        A FORD mundial está quebrada, falida, simples assim.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • V

                                          Valmir Gonçalves Garcia

                                          12/01/2021 21:27:39

                                          Demoraram para fechar, pois vêm perdendo terreno ano após ano com veículos bem ruinzinhos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • W

                                            WILLIAM MARCELO BONFIM DE OLIVEIRA

                                            12/01/2021 21:15:33

                                            Trabalho no ramo automotivo a dez anos como vendedor de veículos 0km e perdi muitas vendas para a Ford, quando eu fazia o meu menor preço eles iam lá e baixavam ainda mais o preço do carro, taxa de financiamento, davam tudo de cortesia, eu há anos dizia que esse negócio não podia ser comercialmente saudável, eu estava certo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Selma Rodrigues Sidor

                                              12/01/2021 21:05:32

                                              Faz anos que a Ford não é competitiva no Brasil, quase não vemos carros dessa marca circulando, não dá para o governo continuar bancando quem não se esforça para melhorar

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • S

                                                Svetlana Yurievna Tchekov

                                                12/01/2021 20:34:49

                                                Falemos a verdade, a Ford desistiu do Brasil depois de 100 anos pela total falta de confiança num país governado por lunáticos irresponsáveis. Essa montadora foi a primeira a se instalar no país e passou por outras dezenas de crises, sempre optando por dobrar sua aposta, porém, esse governo não inspira a mínima confiança a qualquer empresário civilizado do planeta. Apenas a ralé do empresariado apoia isso, ex. Havan e Madero.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                6 Respostas
                                                • D

                                                  Doc

                                                  13/01/2021 17:35:43

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  JP1980

                                                  13/01/2021 1:41:57

                                                  Qual seu ramo de atividade, além da militância?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  MARCELO

                                                  13/01/2021 0:33:25

                                                  Puxa. Você escreve cada coisa sem sentido. Não tenha vergonha de buscar mais informações antes e tire o óculos ideológico.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • T

                                                  Tommaso

                                                  13/01/2021 11:08:54

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  Paulo Campos

                                                  12/01/2021 22:03:24

                                                  Porque as pessoas ainda INSISTEM em dar a sua opinião, quando não tem absolutamente nada a dizer além de especular e destilar ódio. Como é possível isso? É inacreditável como essa gente deixa o mundo ainda pior do que está.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Elder José Fassini

                                                  12/01/2021 21:25:01

                                                  Tu está totalmente equivocado. O risco Brasil bateu record de confiança. Acho que vc deveria saber interpretar o texto onde os especialistas dizem que uma empresa deste porte planeja para 10 ou 20 anos, ou seja, decisão tomada bem antes deste governo. O problema do Brasil é a insegurança juridica. Uma coisa está na Constituição e no outro dia o STF julga totalmente ao contrário.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Tupinambá

                                                12/01/2021 20:21:51

                                                Ótima reportagem mostrando que a Ford já vinha capengando há 20 anos. Existe um claro erro de estratégia que só vinha se agravando até o golpe de misericórdia! O dinheiro público não pode mais uma vez ser usado para salvar empresa incompetente!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • G

                                                  Giba12

                                                  12/01/2021 19:42:22

                                                  Ford, ainda existe esta marca?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • Z

                                                    Zequinha

                                                    12/01/2021 23:25:42

                                                    Fábrica uns fordecos...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • V

                                                  vortice

                                                  12/01/2021 19:26:37

                                                  Besteira tudo isto! O importante é eleições 2022! Mandar umas fake news contra os adversários, garantir o filhão livre pra twittar a favor da corporação, manter as benesses do nosso ativo e trabalador contingente nos batalhões! Ah, e manter claro aqueles gastinhos básicos no cartão corporativo! E viva a cloroquina!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    AMAURI

                                                    12/01/2021 19:25:01

                                                    Quando o dólar vai passar dos R$ 6,00 Bozo? Opa, passou.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz Angelo

                                                      12/01/2021 19:22:35

                                                      Enquanto o Brasil manter o BANDO DE SANGUESSUGAS E CORRUPTOS nos várioas niveis do Serviço Publico, com ápice no COngresso/STF, que operam em uma maquina caríssima de burocracia, privilégios, apadrinhamentos, cabides de emprego, e incomPTência, o Brasil jamais será uma país honesto, e viável para o empreendorismo e renovação tenologica !! As Reformas de Paulo Guedes e outros, mortalmente necessárias, são deturpadas ou engavetadas por uma *uadrilha de esquerdiopatas e como-dormes no Congresso e do Judiciário !! Enquanto isso, a população honesta SUSTENTA esta MAQUINA DE ATRASO, caríssima e paquidermica !! E haja mimimi e cinismo da *analhada da Canhota contra as Reformas ...

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Austríaco-PR

                                                        12/01/2021 19:22:28

                                                        Por mais que apoie o mito, se os 20Bilhões eram isenção de impostos, então descordo de usar o termo subsídios.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • G

                                                          Gisele Gama da Silva

                                                          12/01/2021 20:02:59

                                                          Sabendo que definição de subsídio é “ Valor em dinheiro que o governo estabelece ou subscreve para certas atividades, com o objetivo de fazer com que os preços dos produtos se mantenham baixos, .”, e que o dinheiro do governo é em sua maior parte de impostos, não há nada de errado em usar o termo subsídio.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        Luiz Claudio

                                                        12/01/2021 19:00:22

                                                        A FORD está produzindo no Brasil há mais de 100 anos e só agora descobriu o tal "Custo Brasil"?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • G

                                                          GR

                                                          12/01/2021 18:51:11

                                                          Custo Brasil. Cada vez fica mais evidente que a opção dos Governos no sentido de beneficiar servidores públicos não cabe no bolso das empresas. Com o aumento da carga tributária e o cipoal contábil para recolher os impostos já passou do limite faz tempo. É urgente a necessidade de diminuir o tamanho do Estado.... começando extinguindo Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, etc.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            José Luiz Almeida Costa

                                                            12/01/2021 18:49:11

                                                            Ford, não seja covarde e colocar a culpa no Brasil por suas frustrações empresariais. Na verdade, as tradicionais marcas automobilísticas norte-americanas vêm declinando há décadas. A Chrysler teve que se fundir com a FIAT. A GM, com o argumento de ser "grande demais para falir", recorre a ajuda do governo dos EUA. Todas estão sendo sobrepujadas pela TESLA, atualmente, a empresa de maior valor nominal do mundo, apesar de não ter grande produção e fábricas, mas apenas por acreditar no motor elétrico.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • W

                                                              Willian Cardoso de Souza Jesus

                                                              12/01/2021 18:33:13

                                                              O navio brasileiro está afundando igual ao Titanic, dia após dia, mês após mês, ano após ano, e nada muda em nossas instituições. Todos apenas preocupados CONSIGO MESMOS, em disputas poder PODER. E, por outro lado, boa parte da população esqueceu de todos os problemas existentes e só saber falar e se preocupar com a Covid. De que adianta sobreviver ao vírus para (sobre)viver em uma NAÇÃO COMPLETAMENTE QUEBRADA??? Para mim, NADA!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Reinaldo de Oliveira

                                                                12/01/2021 18:26:27

                                                                Excelente análise Giulia. Não se trata apenas de custo-brasil como afirma a Ford e muitos analistas que se dizem entendidos. Na minha opinião a Ford parou no tempo. Seus veículos deixaram de ser competitivos frente a avalanche asiática. Resta agora, botar a culpa no governo que reduziu incentivos fiscais para justificar sua incompetência na gestão das fabricas no Brasil e no mundo.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  alex sandro perez santos

                                                                  12/01/2021 18:10:59

                                                                  04 pontos para manter industrias, criar e atrair novas para nosso pais. 01) Reforma Administrativo visando um estado mais eficaz e enxuto; 02) Reforma Tributária visando equalizar o sistema de impostos acabando com subsídios e redução taxa geral possível com a reformas administrativas e politica; 03) Reforma Politica reduzindo o numero de cargos e mudando a forma de representação e outros; 04) Concretização da sociedade Brasileira que o jeitinho brasileiro não traz vantagem a nação e tão somente a alguns e torna nossa nação menos competitiva gerando oportunidades a corrupção estrutural atual.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • C

                                                                    Carbonatto

                                                                    12/01/2021 18:06:09

                                                                    A Ford, de longa data não investe no Brasil, não transfere tecnologia. Quer altos subsídios para se manter no país. Já vai tarde.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • S

                                                                      Svetlana Yurievna Tchekov

                                                                      12/01/2021 17:47:29

                                                                      Qual país teve sua moeda mais desvalorizada no mundo, frente ao dólar? Qual país tem um Bozo na presidência? Responda essas duas perguntas e você terá a resposta do porque a Ford sai do Brasil mas continua na Argentina e no Uruguai, mercados consumidores bem menores que o Brasil da familícia.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      3 Respostas
                                                                      • K

                                                                        KF

                                                                        12/01/2021 22:17:44

                                                                        E a comida no Brasil não está dolarizada?

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • R

                                                                        renato mello

                                                                        12/01/2021 19:32:42

                                                                        Informação incompleta. Se vc acredita que temos um palhaço na presidência, tivemos um vampiro em mandato tampão que por décadas viveu no legislativo apenas se aproveitando do dinheiro público para enriquecer com tramoias. Antes, uma anta com dois neurônios que mal sabe completar um raciocínio de criança de 1 ano de idade e, a cereja do bolo, por 8 anos um ladrão que não sabia que em seu governo havia corrupção. Jogar a culpa só na atual administração é má-fé. O desgoverno tem muitos anos e Chama-se PT.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                                        12/01/2021 18:51:01

                                                                        A economia da Argentina é dolarizada e lá a Ford exporta 70% do que produz. Essa a razão. Basta ler um pouco sobre o assunto na imprensa séria e a resposta está lá.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • V

                                                                      Vinicius Montgomery de Miranda

                                                                      12/01/2021 17:08:04

                                                                      Independente da decisão estratégica da Ford, passou da hora de aprovar reformas MODERNIZANTES. A parte VERMELHA do Congresso insiste em manter o Brasil na pré-história do desenvolvimento econômico. Até quando o Brasil vai continuar sendo enganado por essa turma?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                                        12/01/2021 16:52:09

                                                                        A Ford produziu apenas 120.000 automóveis no ano passado em 3 plantas diversas de 3 Estados diversos. É muito pouco frente ao custo. Reflexo de décadas de más escolhas no mix de veículos. Morte anunciada há anos. O comunicado da empresa deixa claro que o foco serão os carros de maior valor agregado e os futuros carros elétricos. Não foi a primeira a sair do país, Mercedes e Harley-Davidson já fizeram os mesmos anúncios em dezembro e no início de 2021. Outras seguirão o mesmo caminho.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          Luiz Renato Stival

                                                                          12/01/2021 16:46:56

                                                                          COMO REDUZIR O CUSTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL, COM ESSE BANDO DE PARASITAS QUE EXISTE NO SERVIÇO PÚBLICO, NAS AUTARQUIAS, NO JUDICIÁRIO, NOS INÚMEROS CARGOS POLITICOS? QUANDO ACABAREM OS PRIVILÉGIOS QUE ESSA TURMA TEM, OS QUAIS NÃO TEM SIMILARIDADE ALGUMA COM O QUE SE OBSERVA NOS SETORES PRODUTIVOS DO PAÍS, AÍ SIM, PODEREMOS TER UMA PAÍS CONCORRENTE COM OS DEMAIS. SÓ SEREMOS FELIZES NO DIA EM QUE ACABEM OS ACONCHAVOS, OS ACORDOS PARA APROVAÇÃO DE PROPOSTAS, A CORRUPÇÃO, E PRINCIPALMENTE OS SINDICATOS. É ATRAVÉS DESTES QUE FAZEM TODAS AS NEGOCIATAS NESTE PAÍS, ACOBERTADOS PELO JUDICIÁRIO (STF).

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • J

                                                                            JOSIL

                                                                            12/01/2021 16:44:02

                                                                            Necessário reformas radicais nas áreas, política, administrativa e tributária. Não acontece por termos péssimos políticos, que são colocados no poder pela maioria do povo, que gosta deles, de suas corrupções e espertezas, são matérias primas semelhantes. A tributária será possível caso seja desmontado o pesado Estado e máquina burocrática, que se instalou na cúpula do funcionalismo, com indecentes salários e mordomias, respaldados pelos legisladores e judiciário, que deles dependem para as suas velhacarias. CLARO ESTOU EXCLUINDO UM BOM GRUPO DE SERVIDORES, HONESTOS E CAPAZES, QUE CONDENAM TUDO ISSO. O resultado são burocracia e impostos altos que não são benvindos pelo povo e as empresas.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • F

                                                                              Freitas

                                                                              12/01/2021 16:40:26

                                                                              O presidente Jair Bolsonaro assinou, nesta quarta-feira, 28.10.2020, a sanção de uma lei que prorroga incentivos fiscais para o setor automotivo e beneficia montadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até 2025. A sanção do projeto, oriundo de uma medida provisória alterada e aprovada no Congresso Nacional, deve ser publicada até esta quinta-feira, 29, no Diário Oficial da União (DOU).

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • F

                                                                                F.H.O

                                                                                12/01/2021 16:14:23

                                                                                Culpa do governo que não sabe falar muito menos negociar. Milhares de novos desempregados para a conta.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                2 Respostas
                                                                                • F

                                                                                  F.H.O

                                                                                  12/01/2021 16:40:19

                                                                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • K

                                                                                  Kauê Guedes

                                                                                  12/01/2021 16:24:55

                                                                                  A matéria está dando os motivos e você põe a culpa exclusivamente no governo atual? Você sabe ler?

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • W

                                                                                WILSON ZETI

                                                                                12/01/2021 16:11:31

                                                                                Primeiro devem mudar o símbolo da receita, no lugar do leão o vampiro e vai acabar faltando pescoço para morder, com as empresas fechando e os trabalhadores sem carteira assinada vão sugar quem?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Alexa

                                                                                  12/01/2021 16:11:15

                                                                                  A Ford ficou para trás com veículos defasados. Perdeu muito mercado. Outras marcas se espertaram e passaram por cima dela. Sem subsidio e fabricas quase obsoletas melhor sair mesmo. Triste pelos empregos mas não pelos veículos. Custo Brasil está aí há 100 anos. Congresso não se mexe a menos que tenha contra partida e segue o barco como o Brasil sempre seguiu e provavelmente seguirá para sempre.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • O

                                                                                    O Pragmático

                                                                                    12/01/2021 16:10:40

                                                                                    Fazia tempo que a Ford vinha caindo pelas tabelas por sua própria incompetência de atender às exigências do consumidor brasileiro, que hoje se interessa mais pelas marcas japonesas e sulcoreanas. A próxima a ameaçar a saída do país poderá ser a Fiat.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • B

                                                                                      BP

                                                                                      12/01/2021 16:05:05

                                                                                      Ótimo artigo. Muito bem escrito, claro e objetivo sobre os principais fatores identificados, com argumentos bem fundamentados. Jornalismo de qualidade!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • H

                                                                                        Hermes Wessa

                                                                                        12/01/2021 16:01:45

                                                                                        Audi, Mercedes Benz, Walmart, Sony, Ford, quando as reformas adm e tributária deveriam estar no centro da discussão , o miliciano prefere facilitar porte de armas e ter controle das Pms. Prioridades.....

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • R

                                                                                          renato mello

                                                                                          12/01/2021 15:45:00

                                                                                          Parabéns à jornalista. Foi uma das melhores matérias que li de ontem para hoje. Mostrou que houve uma combinação de fatores que obrigaram a Ford a deixar o país. Infelizmente agora o governo é o legislativo terão de fazer a tão esperada reforma. O problema que assunto de tamanha magnitude não pode ser feito a toque de caixa. Só faltou informar mais um e também importante fator que é a insegurança jurídica com sede no STF também influencia na tomada de decisões das grandes empresas. Quem vai querer investir num país onde um Ministro por canetada administra e legisla e ainda, PIOR, muda de decisão a toda hora?

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            Antônio Carlos

                                                                                            12/01/2021 15:41:28

                                                                                            E mantiveram a produção na Argentina e no Uruguai ...... 7x1 para a Alemanha, até vai, mas perder para a Argentina é Uruguai é pacabá.......

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            3 Respostas
                                                                                            • Y

                                                                                              Yuri

                                                                                              12/01/2021 16:51:29

                                                                                              O que conta é a linha de montagem. Se a fábrica da Ford na Argentina está preparada para os carros que eles querem investir, então eles mantém a fábrica. Simples.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                            • A

                                                                                              Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                                              12/01/2021 19:07:45

                                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                            • S

                                                                                              Sartan

                                                                                              12/01/2021 19:07:49

                                                                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                          Fim dos comentários.