Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sustentabilidade

Fórmula do guaraná está na mão de 2 “elementos”

 | Fernando Cavalcanti/Divulgação
(Foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação)
Curiosidades |

1 de 1

Curiosidades

O guaraná torrado e moído é apenas uma pequena parte de um segredo guardado a sete chaves pela Ambev: a fórmula exata do Guaraná Antarctica. Em toda a companhia, apenas duas pessoas conhecem a receita completa do produto. Os "elementos", como são chamados, têm suas identidades mantidas em sigilo dentro da própria companhia e, entre outros procedimentos de segurança, nunca viajam juntos.

No dia a dia, eles tem uma rotina normal de trabalho, em alguma área não revelada da Ambev. De tempos em tempos, vão até Manaus – ou eles já estão lá? – para realizar a primeira etapa do concentrado do refrigerante que é produzido na fábrica. Eles, e só eles, têm o código de acesso para a "sala do cofre", como é chamado o local onde é feita a mistura. A sala é monitorada em tempo integral e está equipada com um sistema de alarme, caso a porta seja aberta sem a senha. "Ninguém mais tem esse código. Nem os diretores ou gerentes", conta o gerente corporativo de desenvolvimento de produtos não-alcóolicos, Carlos Eduardo Enriques da Silva (foto).

Os novos "elementos", conta o executivo, já foram escolhidos, depois de um rigoroso processo de seleção. "A sucessão é determinada, em 99% do processo, por características morais. É preciso escolher alguém totalmente íntegro. Afinal, ele tem algo em mãos que tem um valor incalculável."

Embora os processos de produção, envase e distribuição tenham evoluído ao longo do tempo, a fórmula do guaraná Antarctica é a exatamente a mesma desde a sua criação, em 1921. Além da mistura exata dos ingredientes, as fábricas também têm acesso bastante restrito, inclusive para funcionários da companhia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.