• Carregando...

Foz do Iguaçu – Mais quatro novos horários vão ampliar as opções de vôos para Foz do Iguaçu. A partir da próxima semana, a TAM Linhas Aéreas e a OceanAir ocuparão alguns dos espaços deixados por Vasp e Varig. Com isso, o terminal aumenta a operação dos atuais oito para 12 vôos diários.

De acordo com o superintendente local da Infraero, Joacir Araújo dos Santos, o número de assentos disponíveis para a cidade quase dobrará, saltando de cerca de 2 mil para mais de 3,5 mil entre embarques e desembarques regulares.

A TAM passa a oferecer dois novos vôos no dia 20, para Aracajú (SE) e Rio de Janeiro (RJ) – ambos com estala em Guarulhos (SP). O gerente da empresa para o Mercosul, Paulo Angeli, explica que o reforço é resultado do fortalecimento do turismo na região. "Vamos atender um público grande de estrangeiros que chega pelas principais portas de entrada no país."

Os dois novos vôos da OceanAir são resultado do acordo firmado com a BRA para integração duas suas malhas aéreas – e a abertura de rotas para mais 14 cidades. O início das operações compartilhadas está previsto para o dia 18. O primeiro vôo chega de São Paulo (Guarulhos) às 13h20 e às 13h45 parte para o Rio de Janeiro, com escala em Curitiba. A volta para São Paulo será às 16h30, sem escala.

Um estudo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pode garantir ao aeroporto de Foz do Iguaçu o status de "ponto de conexão". Se aprovada, a proposta será responsável por uma redução nas tarifas cobradas para as operações de pouso e decolagem internacionais. A mudança deve dar mais competitividade ao aeroporto brasileiro em relação aos das cidades vizinhas de Puerto Iguazú (Argentina) e Minga Guazú (Paraguai). Ela deve ser uma alternativa para a recuperação do turismo aéreo na cidade, que no primeiro trimestre registrou queda de 18,7%.

Mercado

Segundo dados divulgados ontem pela Anac, o mercado doméstico de aviação civil cresceu 13,2% em maio de 2007, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A TAM elevou sua participação para 49,68% no quinto mês do ano, ante 45,43% registrado no mesmo mês de 2006, mas apresentou redução em relação a abril, quando detinha 50,69%.

A Gol, por sua vez, elevou sua fatia para 40,84% em maio, ante 33,77% mantida no mesmo intervalo do ano passado, com crescimento também sobre abril, quando detinha 39,14%. A nova Varig, empresa da Gol, obteve participação de 4,14% em maio. O dado não pode ser comparado com 2006, já que a empresa recebeu autorização formal da Anac no fim do ano passado.

A taxa de ocupação média das companhias aéreas em maio atingiu 69%, com queda de um ponto percentual sobre o mesmo período do ano anterior.

Já as operações para o mercado internacional caíram 20,4% em maio de 2007, em relação ao mesmo mês do ano passado. A TAM é a principal companhia a atuar nesse segmento, com participação de 72,36% no quinto mês do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]