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Livraria Cultura contabiliza 400 mil visitantes

A Livraria Cultura chegou a Curitiba há cerca de sete meses e já contabiliza um público de 400 mil pessoas. A loja, de três andares e 2.800 metros quadrados, faz parte de uma rede que já tem 13 unidades no Brasil. "Estimamos que, até o final do ano, o fluxo supere um milhão de pessoas na cidade", comemora Rodrigo Castro, diretor comercial da Livraria Cultura.

Castro ressalta que o público curitibano recebeu bem a loja, mas a rede ainda não tem planos de novas unidades na capital. "Os objetivos traçados para a loja têm sido constantemente superados. Curitiba é um mercado forte, com grandes possibilidades de expansão", salienta.

Além de livros, estão entre as atrações da loja a quarta filial do Teatro Eva Herz, com capacidade para 169 espectadores, além de espaço gourmet, café, espaço infantil e produtos da marca MoMa (Museum of Modern Art – Nova York).

A Livraria Cultura foi fundada em 1947 por Eva Herz e hoje emprega mais de 1,5 mil funcionários.

Comprar livros pela internet pode sair o dobro mais caro por causa do valor da taxa de entrega. Em geral, os preços entre as lojas físicas e virtuais não variam muito – em alguns casos a compra pela internet é mais competitiva. Para economizar, o ideal é ficar atento às promoções e, se possível, adquirir mais de um item de uma vez.

Uma pesquisa de preços feita pela Gazeta do Povo entre os dias 16 e 18 de julho comparou os valores cobrados por dez livros – alguns clássicos e outros presentes em listas de mais vendidos – em seis lojas diferentes (algumas com modalidades física e online). O resultado é que a diferença entre o preço mais barato e o mais caro varia entre 30% e 97%.

Para os maníacos por internet, um aviso: o conforto pode acabar saindo caro. Na Livraria Cultura, por exemplo, o valor do frete foi o mais salgado – R$ 9 para cada um dos livros. É pouco mais de 45% do que custa "O Monge e o Executivo", por exemplo, que está sendo vendido a R$ 19,90. Sem o custo, o preço cobrado ficaria na média das outras livrarias. Já a Saraiva online teria um dos preços mais competitivos, não fosse a taxa. Assim, para comprar bem pela internet, o jeito é ficar de olho nas oportunidades ou tentar adquirir mais produtos de uma só vez, diluindo o custo da entrega.

Vitrine

Apesar da aparente desvantagem, a rede com os preços mais em conta conquistou o primeiro lugar justamente devido aos valores pra­­ticados em sua loja virtual. Cinco livros da lista tiveram os preços mais baratos nas Livrarias Curitiba, sendo quatro deles na modalidade online. Mas, houve uma diferença: além de o exemplar custar menos – até mesmo que na própria loja física da rede – não houve cobrança de frete.

Leoni Cristina Pedri, diretora de varejo do grupo, explica que como vários custos da loja física não incidem sobre a virtual é possível repassar o benefício aos clientes. "Na loja, temos outras vantagens para compensar", diz, referindo-se ao cartão fidelidade, que só acumula pontos para compras nas lojas físicas.

Já com relação ao frete, a vantagem está relacionada a uma mudança no sistema de compra. "Estamos passando por uma transição que acaba sendo lenta, pois nosso banco de dados é muito grande. Em alguns casos, ainda não é possível calcular o peso do livro e o valor do frete. Preferimos absorver este custo e manter o site no ar enquanto a mudança acontece", explica.

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