Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Varejo

Frio, clima de Natal e turistas alegram o feriadão nos shoppings

Comerciantes registram aumento expressivo nas visitas às lojas e no volume de compras

 | Sossella
(Foto: Sossella)

As temperaturas baixas que fizeram a tristeza de quem queria ir à praia foram motivo de muita alegria para os lojistas de Curitiba, principalmente aqueles que estão dentro dos shoppings centers. Entre quinta-feira, Dia da Proclamação da República, e ontem, milhares de curitibanos e de turistas passaram pelos corredores dos shoppings. Boa parte apenas passeou, mas o movimento nos últimos dois dias animou bastante lojistas e administradores dos empreendimentos, reforçando a expectativa para um fim de semana animado e uma boa temporada de compras natalinas.

Além do frio (ontem a temperatura variou entre 13 e 19 graus Celsius), os shoppings também se beneficiaram da passagem de muitos turistas pela cidade. De acordo com o administrador de uma loja de confecção feminina, que inaugurou há 15 dias no ParkShopping Barigüi, Leonardo Vieira, quem é de outra cidade costuma comprar mais do que quem mora em Curitiba.

É o caso de Wilson Kuroda, que veio de Rolândia para visitar a família e aproveitou o passeio para fazer compras. "Sempre passamos pelos shoppings quando estamos em Curitiba, mas rapidamente. Hoje estamos aqui a passeio", conta. Mesmo tendo feito algumas compras, Kuroda acha que os preços não estão atraentes. "Os preços estão altos, ainda não entraram as liquidações de fim de ano", diz.

"Realmente, o movimento foi bastante grande. Uma série de fatores contribuiu para o aumento do fluxo de pessoas. O frio, principalmente. Mas também registramos um grande número de turistas", diz a coordenadora do departamento de marketing do Mueller, Adriana Cardoso. A gerente de marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas, também disse que muitas pessoas de outras cidades visitaram o empreendimento nos últimos dias. "Na quinta-feira tivemos um dia excepcional. Hoje (ontem) era mais como um dia normal de vendas, mas com todas as lojas recebendo clientes.

As administrações dos shoppings ainda não fizeram um levantamento sobre a movimentação nos últimos dias, mas em todos a informação é de que o fluxo de pessoas na quinta-feira superou a média do fim de semana. Eles também não falaram sobre expectativa de movimentação e de vendas, mas o relato de lojistas é positivo. "Para nós que abrimos há pouco tempo, esse grande movimento é muito bom, porque muitas pessoas vêm e conhecem a loja. O volume de pessoas é bem maior e as vendas aumentaram cerca de 20%", afirma o lojista Leonardo Vieira.

As salas de cinema multiplex também atraíram muitas pessoas aos shoppings da cidade. A dona de casa Glauci Brum foi ao ParkShopping Barigüi com a família para passear e aproveitou para levar a sobrinha ao cinema. "Os preços de lazer aqui são bem acessíveis. Além disso, encontro de tudo".

Outro fator que contribuiu para o movimento dos últimos dias em Curitiba foi a presença massiva de "vestibas". No domingo, ocorre a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com cerca de 43 mil candidatos, uma boa parte de fora da cidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.