• Carregando...
Integram a lista de grevistas os fiscais de pátio, servidores do Terminal de Cargas, de engenharia e trabalhadores administrativos | Jonathan Campos/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Integram a lista de grevistas os fiscais de pátio, servidores do Terminal de Cargas, de engenharia e trabalhadores administrativos| Foto: Jonathan Campos/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Infraero remaneja funcionários em Congonhas para evitar atrasos

A Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) precisou remanejar os funcionários do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por conta de uma greve deflagrada pelos funcionários da estatal hoje

Leia matéria completa

Em Congonhas, aeroportuários decidem manter greve

Os aeroportuários vão manter a greve por tempo indeterminado. Essa foi a decisão da assembleia geral realizada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde desta quarta-feira (31). Segundo informações preliminares de representantes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), essa está sendo a decisão unânime nos demais aeroportos que aderiram à paralisação. Ao todo, a categoria espera atingir 63 terminais do País. O balanço geral sobre a greve iniciada à 0h será divulgado ao final do dia.

Leia mais

Funcionários da Infraero deflagaram uma greve por tempo indeterminado no início desta quarta-feira (31) em diversos aeroportos do país, entre eles o Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A informação é do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), que relatou nesta manhã ter a expectativa de contar com 95% de adesão da categoria ao longo do dia. A Infraero, porém, afirma que a greve não afeta voos.

Até as 17h desta quarta, dez voos atrasaram no Aeroporto Afonso Pena entre os 75 programados ao longo do dia. Outros quatro foram cancelados. Para a administração do terminal, esses atrasos não têm a ver com a greve e sim com outros aeroportos que foram fechados, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), por exemplo. Já o presidente do Sindicato dos Aeroportuários (SINA), Wilson Vieira de Souza, o atraso dos vôos tende a aumentar cada vez mais.

Uma assembleia dos aeroportuários na tarde desta quarta confirmou a continuidade da paralisação por tempo indeterminado. O sindicato convocou a reunião para discutir sobre os honorários. Participaram responsáveis pelos funcionários e também aqueles que aderiram à greve. A assembléia aconteceu em vários lugares do Brasil. Em Curitiba, assembleias ocorreram no Aeroporto Afonso Pena e no Aeroporto do Bacacheri.

De acordo com informações do sindicato, a Infraero não teria aceitado a proposta de aumento salarial de 16% e manutenção das atuais condições do plano de saúde, reivindicada pelos servidores. Por isso, a greve irá continuar. "Queremos uma proposta que seja adequada para os nossos funcionários" disse o presidente Wilson Vieira de Souza.

Os grevistas são trabalhadores vinculados diretamente à Infraero. Integram a lista os fiscais de pátio, servidores do Terminal de Cargas, de engenharia e trabalhadores administrativos. O Sina estima que haja 300 trabalhadores no terminal que serve Curitiba e região. Do início da greve até o começo da manhã, o diretor da entidade, Wilson Vieira de Souza, estimava que 100 empregados estavam de braços cruzados.

"Temos vários turnos com o pessoal entrando em vários horários. Ao longo do dia, vamos reunir todos os setores, incluindo os funcionários administrativos, para fazer um apitaço dentro do aeroporto. Durante a madrugada ficamos no pátio."

Souza diz que a intenção é fazer um ato que não impeça passageiros de acessar as plataformas de embarque e desembarque. Mesmo assim, o dirigente admite que é possível que ocorram transtornos aos passageiros. "Nossa intenção é fazer manifestação pacífica, agora atrasos vão ser consequência da nossa greve. Mas não posso garantir nada, como a Infraero não tem avião, quem sabe de atrasos e cancelamentos são as companhias aéreas."

Greve não afeta operação de aeroportos, diz Infraero

A greve dos funcionários da Infraer não prejudica o funcionamento dos aeroportos do País, segundo a Infraero. Os índices de voos atrasados e cancelados - respectivamente 5,3% e 13,2%, às 11h - está dentro do padrão normal de operação, de acordo com a empresa.

A estimativa do Sina é de que a paralisação atinja 63 aeroportos administrados pela Infraero. Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e o aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, leiloados à iniciativa privada, não serão afetados.

Nesta manhã, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, registrava mais de 60% dos voos cancelados ou atrasados. No entanto, segundo a Infraero, a situação era decorrência do mau tempo, que provocou o fechamento do terminal para pousos e decolagens. A assessoria de imprensa do Sina reconheceu que a maioria dos aeroportos opera normalmente.

Em nota, a Infraero disse que possui um plano de contingenciamento, que inclui remanejamento de empregados e reforço de equipes em horários de maior movimento, para garantir os serviços essenciais e a operacionalidade dos terminais.

Apesar do funcionamento normal dos aeroportos, a categoria mantém a expectativa de 70% de adesão à greve - número que representa mais de 9 mil dos 13 mil funcionários responsáveis pelas operações de solo da Infraero. Só em Congonhas, segundo levantamento prévio do Sina, 90% dos trabalhadores paralisaram suas atividades nesta manhã. Entre eles, programadores de voos, fiscais de pátios, terminais de passageiros e segurança e trabalhadores das centrais de operação e de monitoramento. No entanto, de acordo com a Infraero, até as 11h, os atrasos atingiam 10% dos voos e 7,5% foram cancelados. Os números são considerados dentro da média pela Infraero.

Reivindicações

Os aeroportuários negociam um reajuste salarial de 16% diante de uma proposta de 6,49% oferecida pela Infraero. Além disso, a categoria pede a manutenção dos benefícios de assistência médica que, de acordo com os funcionários, seria suspenso pela empresa.

Ao contrário do que chegou a ser divulgado, o sindicato esclareceu que os salários dos funcionários não estão atrasados. "O que está três meses atrasado é o reajuste. A reposição deveria acontecer no dia 1º de maio", disse a assessoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]