• Carregando...

Uma comissão de funcionários da Varig entregará nesta quinta-feira, às 15h, no Palácio Guanabara, um dossiê com denúncias sobre o leilão de venda da companhia. Segundo o secretário-chefe de gabinete da governadora, Fernando Peregrino, que recebeu alguns dos integrantes da comissão esta manhã no Palácio Guanabara, as denúncias podem antecipar o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa e, inclusive, no governo federal.

O comandante Marcelo Duarte Lins, assessor de Relações Institucionais da Associação de Pilotos da Varig, frisou que a nova proprietária da empresa tem três problemas graves para solucionar. O primeiro é a falta do certificado de habilitação; o segundo o pagamento das dívidas trabalhistas; e, por último, a regulamentação da categoria, que define critérios para a demissão dos funcionários, o que não foi respeitado pelos novos proprietários. Além disso, os funcionários garantiram que em todas as reuniões tem sido clara a decisão da empresa de levar os setores Operacional e de Manutenção para São Paulo.

O Estado do Rio pretende acionar judicialmente a nova empresa, para que ela mantenha a palavra acordada na ocasião. Da mesma forma, acionará a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão regulador do segmento, por não ter tomado as medidas necessárias para a recuperação da Varig e a manutenção dos postos de trabalho. A empresa possuía no Rio de Janeiro cerca de 60% de suas operações. Aqui estão cerca de 50% dos aposentados também, que, com a liqüidação do Fundo de Pensão Aerus, ficaram desamparados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]