• Carregando...

Os funcionários da Varig ameaçam cruzar os braços a partir desta terça-feira. Em São Paulo, os trabalhadores participam de assembléia, na manhã desta segunda-feira, para votar o indicativo de greve e discutir quais atitudes serão tomadas em relação à demissão de 5,5 mil funcionários na última sexta-feira. A associação de comissários da empresa estima que as demissões serão maiores no Rio.

— Vamos denunciar a Varig por demissão em massa ao Ministério Público (MP) do Trabalho e entrar com pedido de julgamento de dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) — diz o presidente do Sindicato dos Aeroviários de São Paulo, Uébio Dias.

O sindicalista disse ainda que, esta semana, de 500 a mil trabalhadores da VarigLog, a ex-subsidiária da Varig que comprou a empresa aérea em leilão, devem ser demitidos. Segundo o presidente do sindicato, a Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Sata) — prestadora de serviços para a aérea — com 5,7 mil trabalhadores, também pode demitir 3 mil funcionários. Ainda de acordo com Dias, a VEM, empresa de manutenção da Varig comprada pela TAP, deve ajudar a engrossar o grupo dos desempregados. Estariam previstas 500 demissões para esta semana.

Leonardo Souza, diretor do SNA, disse que a Varig ainda não apresentou uma proposta para o pagamento dos salários atrasados e das verbas rescisórias, e que, sem isso, o sindicato não homologará as demissões.

— Ninguém sabe quais são os 1.700 profissionais já escolhidos pela VarigLog para atuar na nova empresa. Eles podem, inclusive, estar entre os demitidos — frisa Souza.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou neste domingo que a Varig está cumprindo a programação de vôos. Segundo a Anac, um vôo do Rio para Belém foi cancelado e 60 passageiros foram acomodados em hotéis. Já os vôos de Londres e Frankfurt para o Brasil estavam lotados.

A Varig informou à Anac que os passageiros em locais onde seus vôos não estão sendo realizados podem procurar lojas de venda de passagens para endossar seus bilhetes.

Os funcionários da Varig querem que o governo federal estenda ao setor aéreo o pagamento do auxílio-desemprego em cinco parcelas , informou neste domingo a presidente nacional do Sindicato dos Aeronautas, Graziela Baggio.

A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) decretou a liquidação de mais um plano de benefícios administrado pelo Aerus (fundo de pensão dos funcionários da Varig), destinado a pilotos e comissários — o chamado Pecúlio por Perda de Habilitação Técnica. A decisão, a ser publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, resultará na extinção do benefício a 40 pessoas, que recebem em média uma aposentadoria mensal de R$ 5.500.

Segundo o secretário da SPC, Leonardo André Paixão, a liquidação é necessária porque o fundo está quebrado, tem um déficit de R$ 3 milhões. Os recursos para pagar os assistidos estão vindo do fundo de administração do Aerus, que também administra planos de benefícios de outras empresas do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]