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Votação que aprovou a proposta de layoff negociada entre empresa e funcionários teve a presença de 800 funcionários e aprovação foi unânime | SMC/Divulgação
Votação que aprovou a proposta de layoff negociada entre empresa e funcionários teve a presença de 800 funcionários e aprovação foi unânime| Foto: SMC/Divulgação

O que é layoff

Prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a suspensão dos contratos, ou layoff, foi adotada por várias montadoras durante a crise de 2008 e 2009. Nessa situação, os trabalhadores recebem o seguro-desemprego do governo, e a empresa complementa o salário. Além do que prega a lei, a Volks teria garantido o pagamento de benefícios como INSS, 13.º salário, férias, participação nos lucros e 8% de FGTS.

Com a aprovação, o acordo valerá para 150 funcionários, podendo ser aplicado a mais 150. Os trabalhadores que tiverem o contrato suspenso vão fazer cursos de qualificação na própria fábrica. Depois de três meses, podem voltar ao trabalho ou ser demitidos, a critério da montadora.

Trabalhadores da fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aprovaram por ampla maioria, nesta segunda-feira (17), nas três assembleias marcadas para ocorrer durante o dia, a proposta de suspensão do contrato de trabalho (chamada de "layoff") de até 300 funcionários da unidade. Com produção abaixo do normal, a medida serve para evitar demissões.

As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), que acompanha a mobilização dos trabalhadores. O layoff, que é a suspensão temporária do contrato de trabalho, visa preservar os empregos de 300 trabalhadores, segundo o sindicato. O acordo tem início na próxima segunda-feira (24) e durará três meses.

A fábrica, que produz a linha Fox (Fox, Crossfox e Spacefox), teve queda na produção diária de automóveis, que pulou de 800 para 640 desde o final do ano passado. O layoff veio quatro meses depois de a Volkswagen anunciar investimentos de R$ 520 milhões na fábrica de São José dos Pinhais. A empresa toca um programa de investimentos que vai ampliar a capacidade de produção da fábrica em 20%.

Em outubro do ano passado – quando comunicou ao governador Beto Richa os planos da Volks –, o presidente da montadora no Brasil, Thomas Schmall, estimou que a fábrica poderia gerar de 400 a 700 empregos depois da ampliação, conforme o comportamento do mercado. A partir do ano que vem, ela produzirá o Golf geração 7 - mas, desde o fim de 2013, deixou de fabricar o antigo Golf e, por isso, diminuiu sua atividade.Fábrica está produzindo abaixo da capacidade, diz sindicato

Depois de vários anos operando no limite, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais está produzindo 640 veículos por dia, o equivalente a três quartos da capacidade, de 870 unidades diárias, segundo o SMC. A queda na produção provavelmente está ligada ao fim da produção do antigo Golf. Restaram os modelos Fox, Crossfox e Spacefox. O sindicato que representa os trabalhadores da fábrica na RMC diz que a empresa perdeu mercado por demorar a investir e a lançar produtos.

Volkswagen

Em nota, a Volkswagen comentou o acordo de layoff. "Nesse período de transição, com paradas técnicas em função da baixa demanda de mercado, implementaremos diversas medidas de flexibilidade para administração do efetivo da fábrica, conforme acordo com o Sindicato, além de intensificar ainda mais a qualificação dos trabalhadores por meio de treinamento. Dessa forma continuaremos a fazer frente aos desafios de um mercado competitivo como o brasileiro", diz o texto.

A empresa diz ainda que "vê com confiança o futuro promissor para sua unidade de São José dos Pinhais, após as condições estabelecidas pelo Acordo Trabalhista aprovado em 2012. A unidade receberá em breve investimentos conforme planejado".

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