i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
negócio

Fundador da Wizard trará rede de fast-food Taco Bell para o Brasil

Plano é ter no país 25 lojas próprias e 75 franquias até 2020

    • Estadão Conteúdo Web
    • 13/06/2016 10:46
    O principal produto da rede é o taco, que consiste em uma massa fina de milho, recheada de tomate, alface e carne moída com pimenta | Divulgação
    O principal produto da rede é o taco, que consiste em uma massa fina de milho, recheada de tomate, alface e carne moída com pimenta| Foto: Divulgação

    Há dois anos, Carlos Wizard Martins, fundador da rede de idiomas Wizard, viajou com o filho Lincoln para Irvine, na Califórnia, Estados Unidos. Meses após ter vendido o grupo Multi por quase R$ 2 bilhões para a britânica Pearson, na maior aquisição de educação do país, o empresário estava à procura de novos negócios. No radar, um dos alvos era trazer para o Brasil a Taco Bell, rede de fast-food inspirada na cozinha mexicana com sede na cidade americana.

    Recebidos pelo comando da companhia, mas despachados com um educado “infelizmente o Brasil não faz parte, no momento, do nosso plano de expansão”, pai e filho retornaram decididos a dobrar os americanos.

    Depois de extenso levantamento de dados, uma bateria de estudos e muitas viagens entre os dois países, a estratégia deu certo: Wizard se prepara para abrir em agosto a primeira loja da Taco Bell no Brasil, no bairro Itaim Bibi, em São Paulo.

    Mais duas unidades serão inauguradas em seguida, na Avenida Paulista e no Shopping Center Norte. Com um investimento inicial de R$ 100 milhões, o plano é ter no País 25 lojas próprias e 75 franquias até 2020.

    No processo de convencimento dos americanos, o histórico de crescimento de dois dígitos no consumo de fast-food e, sobretudo, o forte avanço de redes estrangeiras nos últimos anos no mercado brasileiro fizeram a diferença. Pesaram na decisão ainda, conta o empresário, a capacidade financeira e a tradição da família Martins em franquia.

    Tradição

    Após vender o maior grupo privado de cursos de idiomas e de ensino profissionalizante no país – que, além de Wizard, reunia marcas como Microlins e Yázigi –, Wizard diversificou os ramos de atuação, mas mantém a franquia como base dos negócios.

    Em 2014, o empresário comprou 100% da Mundo Verde, rede de produtos saudáveis com mais de 400 lojas e faturamento de R$ 500 milhões por ano. Paralelamente, começou do zero, em parceria com o ex-jogador Ronaldo Nazário, a rede de franquias Ronaldo Academy, dedicada ao futebol e com unidades nos Estados Unidos e na China.

    Só o último grande negócio até então, a compra da operação brasileira das marcas de calçados esportivos Topper e Rainha, que pertenciam à gigante Alpargatas, não tem relação direta com franquia. Mas, entre os objetivos da aquisição, está o fato de as marcas serem complementares à atuação da Ronaldo Academy. “Nosso conhecimento do setor de franquias nos ajuda muito na expansão de todos os negócios”, afirma Martins.

    Taco

    O empresário explica que a escolha pela Taco Bell se justifica pelos preços mais baixos da rede em relação aos concorrentes e pela busca, por parte dos consumidores, por produtos mais naturais. “A maior parte dos lanches são feitos à base de milho e as carnes não são tão processadas”, explica.

    O principal produto da rede é o taco, que consiste em uma massa fina de milho, recheada de tomate, alface e carne moída com pimenta. No quesito preço, o empresário calcula que os lanches deverão sair, em média, cerca de 20% mais baratos do que similares no Mc Donalds, por exemplo.

    “Tickets menores têm feito grande diferença nesse momento de economia em retração”, diz Paulo Solmucci, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Redes em que o consumidor tem um gasto médio de cerca de R$ 15 têm registrado taxas de 20% a 30% de crescimento.”

    Mas, apesar do avanço nas vendas, Solmucci alerta para a diminuição das margens do setor. “O ano passado foi muito duro para o segmento, com muita pressão dos custos.” Segundo ele, neste primeiro trimestre, pela primeira vez em dez anos, os preços da alimentação fora de casa não subiram acima da inflação geral.

    O investimento de R$ 100 milhões na Taco Bell está sendo feito apenas com recursos da Sforza, gestora da família Martins. Com administração própria, a empresa investe o patrimônio da família em três ramos: investimentos financeiros, imóveis e private equity (compra de participações em empresas).

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.