• Carregando...

O Fundo Soberano foi autorizado a adquirir dólares no mercado em volume ilimitado por meio de operações que não terão impacto sobre a meta fiscal do governo, informou o Ministério da Fazenda nesta segunda-feira.

O sinal verde para a compra de moeda estrangeira foi dado na sexta-feira, quando o Conselho Deliberativo do Fundo Soberano, formado pelos ministros da Fazenda e Planejamento e o presidente do Banco Central, realizou sua primeira reunião, disse o Ministério.

"As aplicações financeiras do FSB não terão impacto sobre o orçamento, já que se tratam de gestão de recursos do Tesouro Nacional, não constituindo despesa pública", afirmou a Fazenda em nota.

Nas últimas semanas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, expressou por reiteradas vezes preocupação com a valorização recente do real e afirmou que o fundo soberano é um dos instrumentos do governo para conter esse processo.

O dólar acumula queda de 1,65 por cento no mês, pressionado pela bilionária oferta de ações da Petrobras e por diversas outras emissões de títulos feitas por empresas brasileiras no exterior.

O fundo tem hoje ativos no valor de 17,9 bilhões de reais, mas esse não é um limite para a compra de dólares, já que o governo poderá fazer novas emissões de dívida para garantir recursos extras para as compras de moeda.

Ao contrário do que ocorre nos leilões do Banco Central, o governo não terá de informar o mercado quando o Fundo Soberano for atuar no câmbio.

Um profissional de mercado, que preferiu não ser identificado, disse nesta segunda-feira que a mesa de câmbio do Banco do Brasil ainda não demonstrou ter realizado compras relacionadas ao fundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]