• Carregando...

O principal índice das ações brasileiras fechou no maior patamar em seis semanas nesta segunda-feira, acompanhando o otimismo das bolsas dos Estados Unidos em uma sessão com poucos indicadores.

O Ibovespa subiu 1,64%, para 68.190 pontos. É o maior patamar de fechamento desde 9 de agosto.

O giro financeiro do pregão somou 9,03 bilhões de reais - dos quais 3,449 bilhões de reais correspondem ao exercício de opções sobre ações.

Em Nova York, o índice Dow Jones teve alta de 1,37%. Já o Standard & Poor's 500 ganhou 1,52%, para maior nível em quatro meses e acima de uma importante resistência técnica. Sem dados relevantes nesta sessão, o mercado concentrou as expectativas na reunião do Federal Reserve, que termina terça-feira.

"A agenda foi bastante fraca. Mas você teve a agência americana de estatística afirmando que a economia saiu da recessão ... commodities em alta. E aí a Bovespa vai junto", disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe da corretora CM Capital Markets.

O índice Reuters-Jefferies de matérias-primas, embora tenha fechado estável, chegou a atingir o maior patamar em oito meses nesta segunda-feira. O petróleo em Nova York teve valorização de 1,63%.

Ações ligadas a materiais básicos tiveram portanto papel de destaque no Ibovespa, com a maior contribuição setorial para os ganhos do índice. A ação preferencial da mineradora Vale subiu 1,87%, a 42,60 reais, a ação PN da Usiminas cresceu 2,06%, a 44,60 reais, e os papéis da MMX subiram 2,94%, a 13,30 reais.

A Petrobras, que assiste nesta semana ao fim do prazo para reserva de ações para a capitalização e à definição do preço dos papéis na oferta, teve alta de 2,5% das ações preferenciais, a 27,10 reais, e de 2% das ordinárias, a 30,80 reais.

A subida do Ibovespa coincide com a avaliação do Goldman Sachs de que o mercado acionário brasileiro se prepara para um ciclo de valorização nos próximos meses. Embora tenha reduzido a previsão de fechamento do ano de 85 mil para 78 mil pontos, os analistas Stephen Graham e Andre Rezende ainda veem estímulo dos níveis recordes de baixo desemprego.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]