• Carregando...

Uma lista com cerca de 50 bancos mundiais que estarão sujeitos à maior regulação financeira será apresentada durante a reunião de cúpula do Grupo dos 20 (G-20, que reúne as nações mais industrializadas e as principais potências emergentes do mundo), marcada para os dias 3 e 4 de novembro, em Cannes, informou neste sábado um representante do Conselho de Estabilidade Financeira (CEF).

O representante, que participa neste sábado (15) do encontro de ministros das finanças do G-20, em Paris, se recusou a revelar os bancos que constarão da lista.

Após a crise de 2008, que teve início com o colapso do banco de investimento americano Lehman Brothers, reguladores mundiais decidiram impor uma sobretaxa às maiores e mais interligadas instituições financeiras do mundo, conhecidas como "SiFis", na sigla em inglês. A sobretaxa exigiria que estes bancos apresentassem níveis de capital até 2,5 pontos porcentuais mais altos que os de bancos menores.

O CEF, que reúne autoridades responsáveis pela estabilidade financeira de 24 países, incluirá sua regra para as SiFis em um pacote de políticas a ser apresentado no mês que vem durante a reunião de cúpula do G-20, disse o representante. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]