• Carregando...

O resultado das ações brasileiras obtido até o momento deve estar fazendo muito investidor estrangeiro avaliar se já não é hora de embolsar os lucros acumulados na Bovespa. Das 62 ações que estão na composição do índice Ibovespa, 42 acumularam em 2009, até o pregão do dia 1º, valorização em dólar superior a 100%.

Em um mundo financeiro no qual as taxas de juros pagas nas maiores economias do mundo têm dificuldade de alcançar 1% ao ano, o resultado nacional é exuberante.

O Ibovespa, principal referência do mercado acionário doméstico, marcava ontem apreciação anual de 146,2% em dólar. Dos papéis que estão no índice, 25 estão com rentabilidade acima do Ibovespa. Em reais, a alta do Ibovespa era de 82,2%. A diferença é resultado da oscilação do câmbio – o real tem se apreciado e elevado os ganhos finais para quem aplica em moeda estrangeira. O dólar registra perdas de 26,2% no ano.

Pico

Ontem, a Bovespa deu mais um passo em sua escalada rumo a um novo pico histórico. Após alcançar 69.139 pontos na máxima, encerrou o dia a 68.614 pontos, com alta de 0,30%, renovando sua máxima desde junho de 2008.

O mercado acionário se enfraqueceu no fim do dia. Em Wall Street, onde as ações subiram durante boa parte do pregão, o resultado foi de baixa de 0,18% no Dow Jones – que reúne 30 dos papéis mais negociados. A Nasdaq subiu 0,42%.

Dólar

O fluxo de dólares para o Brasil cresceu expressivamente na semana passada. Dados divulgados pelo Banco Central mostram que o país recebeu US$ 2,07 bilhões entre os dias 23 e 27 de novembro. O valor dos cinco dias é maior que o acumulado nas três semanas anteriores, período em que o ingresso somou US$ 1,48 bilhão. Na semana, o fluxo positivo foi gerado exclusivamente pelas transferências para compra de ações, títulos de renda fixa e investimento produtivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]