• Carregando...

A Gazeta do Povo é o jornal mais lembrado do Paraná segundo estudo feito pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) em parceria com a Top Brands Consultoria, especializada em marcas. A sétima edição da pesquisa, divulgada nesta semana, avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços. "Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra, o que permite uma análise mais profunda da real força das marcas nestas categorias, indo além da leitura de Top of Mind", explica o sócio-consultor da Top Brands Marcos Machado.

Categorias

Entre as emissoras de rádio, a mais lembrada no estado é a Jovem Pan. No ranking nacional, aparecem a Veja como a revista mais lembrada, e a Rede Globo na categoria emissora de tevê. O Itaú lidera na categoria bancos pelo segundo ano consecutivo. A Oi é a operadora mais lembrada nas categorias de telefonia móvel e celular e a Volkswagen, a fabricante de automóveis mais citada.

No estudo, os clientes/consumidores são classificados em quatro grupos: os "defensores" – que, além de consumir/utilizar, tendem a recomendar e defender a marca; os "satisfeitos", que provavelmente voltarão a comprar, mas não necessariamente defendem a marca; os "vulneráveis", que podem voltar ou não a comprar a marca; e os "opositores", que não só não voltarão a comprar como tendem a criticar e a boicotar a marca.

Com base nesta classificação, foi criado também um ranking das marcas com maior número de defensores. O curioso é que, para algumas categorias, a marca mais lembrada não é também a mais defendida. É o caso, por exemplo, dos bancos – a empresa que tem mais defensores entre seus clientes é o Bradesco. No segmento de televisores, a LG conquistou a posição de top of mind, mas a marca com mais defensores foi a Sony.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]