• Carregando...
 | Mauro Campos
| Foto: Mauro Campos

A Gazeta do Povo Online (www.gazetadopovo.com.br) passou a oferecer aos internautas uma nova maneira de recepção e leitura das reportagens publicadas no site. Por meio do RSS, um padrão de recepção de notícias via internet, o internauta pode ter acesso imediato a notícias de seu interesse no exato momento em que ela "entra no ar". O serviço é gratuito e não é preciso ser assinante do jornal para recebê-lo.

Por meio de softwares chamados de leitores de RSS (ou agregadores), o internauta pode se manter informado a respeito de assuntos determinados, escolhidos por ele, sem a necessidade de pesquisa na web: quando a notícia surge, ela parece automaticamente na tela do leitor de RSS.

O padrão tornou-se muito popular e é suportado nativamente inclusive por navegadores, como Mozilla Firefox, Opera e Internet Explorer 7, e por leitores de e-mail como Thunderbird.

Explorer 6

Para os usuários de Internet Explorer 6 ou anterior: ao ver o ícone (RSS) nas páginas da Gazeta do Povo Online, clique sobre ele com o botão direito e selecione a opção "copiar atalho". Depois disso, adicione o endereço copiado ao seu leitor de RSS favorito para assiná-lo e receber atualizações em tempo real.

O que é

O sistema RSS (sigla para Really Simple Syndication, algo como "ordenação realmente simples" é um formato de distribuição de informações pela rede. Ao usá-lo, a pessoa fica sabendo imediatamente quando algo do seu interesse é publicado, sem que ela tenha de navegar até o site de notícias.

Um exemplo prático: um usuário – amante do futebol – que desejasse saber a classificação atualizada de um time qualquer no campeonato europeu poderia usar os ultra-populares buscadores (Google, Yahoo!, etc.). Se ele não se frustrasse antes, faria até uma dezena de tentativas antes de encontrar uma página de informações realmente confiáveis. Com o RSS, todo esse processo é eliminado, já que o PC é abastecido constantemente com as notícias do interesse do internauta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]