• Carregando...
Empresa gaúcha é uma das dez maiores produtoras de aço do mundo. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Empresa gaúcha é uma das dez maiores produtoras de aço do mundo.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Diante da desaceleração do consumo de aço no país, a Gerdau informou que vai fechar a fábrica de Curitiba e suspender a produção de aço e laminados na unidade de Araucária a partir do final de novembro.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, cerca de 370 funcionários trabalham nas unidades de Curitiba e Araucária. A informação do sindicato é de que apenas a unidade de corte e dobra de aço da unidade de Araucária deve continuar funcionando com 30 a 40 trabalhadores. A empresa não confirma o número de funcionários que serão desligados.

A produção dessas duas fábricas será transferida para outras unidades da empresa no país por tempo ainda indeterminado.De acordo com a Gerdau, a transferência da produção de aço de Araucária será temporária e deve ser retomada quando houver recuperação dos níveis de demanda no mercado brasileiro.

A decisão de transferir a produção foi motivada pela necessidade de otimizar as atividades da empresa no segmento de aços longos, considerando, sobretudo, o cenário desafiador vivenciado pela indústria do aço no Brasil e no mundo.

Em julho deste ano, a empresa fechou uma unidade em Sorocaba, no interior de São Paulo.

De acordo com dados do Instituto Aço Brasil, o consumo de aço do país apresentou 11% de redução no terceiro trimestre de 2014 em comparação com igual período do ano anterior, informou a empresa gaúcha em nota.

No Paraná, a Gerdau, que é uma das dez maiores produtoras de aço do mundo, possui 15 unidades, sendo quatro delas de corte e dobra de aço (Araucária, Cascavel, Londrina e Maringá), voltadas para o mercado de construção civil, 11 filiais da Comercial Gerdau (Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Quatro Barras, Umuarama), além da atividade de processamento de sucata em Araucária.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]