• Carregando...

Globalização, concorrência acirrada entre produtos, oscilação do dólar, aumento das taxas de juros. Tomar decisões nas horas certas, buscar diariamente a redução de custos e o aumento dos lucros. São essas algumas das situações que um executivo financeiro se defronta todos os dias. Também é essa a rotina do gerente de tesouraria para a América Latina da Electrolux do Brasil, Gerson José Alberti, eleito pela comunidade financeira do Paraná e pelos membros do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), o melhor profissional de finanças de 2004 e 2005. Ele receberá, na próxima quinta-feira, no Clube Curitibano, o prêmio O Equilibrista.

Aos 45 anos de idade, formado em Ciências Econômicas pela FAE Business School, em 1985, Alberti, que nasceu em Curitiba, trabalha desde os 14 anos. Seu primeiro emprego, do qual lembra com saudades, foi na Indústria de Móveis Guelman, que já não existe mais. "De segunda a quinta-feira nós trabalhávamos dez horas por dia. Na sexta-feira, o expediente terminava mais cedo e era uma festa, porque recebíamos por semana. Nosso pagamento vinha em um envelope lacrado e em dinheiro vivo", recorda.

Na área financeira Alberti atua desde 1984. Na Volvo do Brasil trabalhou durante 17 anos. Nos últimos sete anos em que esteve na fábrica de ônibus e caminhões, ocupou o cargo de gerente financeiro, coordenando o projeto de lançamento de papéis de longo prazo, com o objetivo de captar recursos para o financiamento de máquinas e equipamentos no mercado local. Nesse período, estruturou as linhas de crédito para participação em concorrências internacionais, gerenciou o projeto de implantação da empresa de leasing do Banco Volvo, bem como o processo de separação da operação de automóveis Volvo na América Latina, que ficou com a Ford Corporation.

Em abril de 2001, Alberti foi convidado a ocupar o cargo de gerente de Finanças da Electrolux para a América Latina, onde implantou o conceito de Tesouraria Regional, que gerencia as operações de comercialização entre as empresas coligadas. Este setor também é responsável pelas operações de curto prazo em todos os países da América Latina onde a Electrolux possui negócios.

A mais recente conquista do executivo foi a participação no fechamento de capital da Electrolux, em 2004, ano em que a empresa voltou a apresentar resultados positivos, após vários anos com prejuízo. Para 2005, Alberti estima que a Electrolux vai apresentar crescimento entre 25% e 30%.

De acordo com Alberti, o trabalho no setor financeiro exige, além de conhecimentos técnicos, bom relacionamento e espírito de liderança. "Para que os clientes, parceiros, fornecedores e companheiros de equipe confiem no trabalho do executivo de finanças, é necessário transparência, equilíbrio e sabedoria para administrar conflitos e propor soluções", comenta.

Hoje, com ampla experiência no setor financeiro, Alberti diz que seu sonho é cursar Antropologia. Seu primeiro vestibular foi para Engenharia Civil. Como não foi aprovado, optou por Economia e hoje não se arrepende da decisão tomada na época.

Veja abaixo a entrevista concedida por Gerson José Alberti, o Equilibrista do setor financeiro de 2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]