• Carregando...

Após uma nova reunião com representantes dos trabalhadores, na tarde desta sexta-feira (10) a diretoria da General Motors (GM) aceitou readmitir funcionários com estabilidade que estão no bloco dos recém-demitidos. Segundo a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a montadora informou na reunião desta sexta que o total de demitidos em dezembro foi de 680 trabalhadores. Esse número não era conhecido e havia desencontro de informações.

O sindicato, que pleiteia a suspensão das demissões, informou que a decisão da GM apenas cumpre a lei, já que nenhum funcionário com estabilidade pode ser dispensado. Estão entre os funcionários com estabilidade aqueles próximos de se apresentar, lesionados e as grávidas, por exemplo.

Apesar de admitir a recontratação e reconhecer que há no grupo pessoas nessa situação, a montadora não informou quantos funcionários serão readmitidos. O sindicato será o responsável por elaborar a lista dos funcionários que terão que ser readmitidos.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da Superintendência Regional do Trabalho, em São Paulo, o superintendente regional do Trabalho, Luiz Antônio de Medeiros, demonstrou que a GM registrou um saldo negativo de 1.217 empregos entre janeiro 2012 e dezembro de 2013. Para o sindicato, ficou provado que a GM não está cumprindo o acordo de manter o nível de emprego e o governo tem que cobrar isso da empresa. A montadora, no entanto, tem rebatido a afirmação.

Empresa e entidade marcaram uma audiência de conciliação na próxima semana, já que o sindicato ainda quer reverter os cortes por meio de um processo judicial. A reunião ocorreu na Superintendência Regional do Trabalho, na rua Martins Fontes, no centro. Durante a tarde, metalúrgicos protestaram em frente ao local do encontro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]